Leia os textos com atenção:
Texto I
Com relação ao desemprego, para cada raça, observa-se que as mulheres têm probabilidade de desemprego maior que os homens. Também se nota que a diferença entre a probabilidade de desemprego entre homens e mulheres negras é de 0,3 pontos percentuais, enquanto entre homens e mulheres pardos é de 1,3 p.p., e entre homens e mulheres brancos é de 1,0 ponto percentual.
Fonte: Disponível em: . Acesso em 24 mai. 2017.
Texto II
O Brasil é um país cultural e estruturalmente racista, construído sobre a escravidão e que nos anos 30 desenvolveu um discurso sui generis para substituir o discurso da supremacia racial, a grande criação política e ideológica de Gilberto Freyre (Casa-Grande & Senzala), a ideia da democracia racial. Esse pensamento, que sugere a miscigenação tranquila e fraterna entre brancos, negros e índios, na verdade serve até hoje para cimentar a opressão racial, uma das bases fundamentais para a manutenção das desigualdades sociais no Brasil diz ele, professor de história formado pela PUC e membro do conselho da UNEafro Brasil.
Fonte: O Brasil é um país estruturalmente racista. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/201co-brasil-e-um-pais-estruturalmente-racista201d-5046.html>. Acesso em 24 mai. 2017.
Os textos I e II abordam a questão do racismo, do preconceito e da desigualdade social, tão fortemente presentes na cotidianidade do povo brasileiro. São temas que fazem parte da realidade cultural da nação verde-amarela. Ou seja, em vários momentos e espaços em que convivemos, presenciamos atitudes preconceituosas e/ou racistas que servem como indicativos de que existe intensa desigualdade social, principalmente quando se compara a situação dos negros a brancos ou pardos. Sabe-se também que, ao longo da história, o povo brasileiro foi transformando a sua realidade por meio da sua cultura.
A partir do que foi exposto acima, responda: de que modo a cultura de um povo se relaciona a problemas como preconceito, desigualdade social e racismo?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O povo que cria a desigualdade, preconceito etc, sendo o povo a base de um país, diante da história de determinado país, pode-se afirmar que dependendo de quais eram os costumes antigos, foram passando de geração em geração, formando assim uma nova geração, porém com os mesmo hábitos dos país.
Usuário anônimo:
Como diz a frase "Tal pai, tal filho"
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás