Leia os textos abaixo. Texto 1 [. ] uma nação precisa ter perfeita consciência do Princípio da Autoridade. Precisamos de hierarquia, de disciplina, sem o que só haverá desordem [. ]. O cosmopolitismo, isto é, a influência estrangeira, é um mal de morte [. ]. O direito de propriedade é fundamental para nós, considerado no seu caráter natural e pessoal. [. ] Texto 2 [. ] Marchamos, assim, rapidamente, à implantação de um governo popular revolucionário [. ] um governo contra o imperialismo e o feudalismo. A ideia do assalto ao poder amadurece na consciência das grandes massas. Cabe aos seus chefes organizá-las e dirigi-las. Brasileiros. [. ] Arrancai o Brasil das garras do imperialismo e dos seus lacaios [. ]. Esses textos foram produzidos na Era Vargas e apresentavam grupos que desejavam criar revoltas de acordo com o anarquismo. Defender os interesses nacionais. Difundir o militarismo no Brasil. Mobilizar sindicatos contra o governo. Organizar marchas em prol da família
Soluções para a tarefa
Os textos produzidos na Era Vargas apresentavam grupos que desejavam defender os interesses nacionais. Alternativa B.
Interesses nacionalistas na Era Vargas
Os textos 1 e 2 evidenciam abordagens nacionalistas distintas, porém, ambas favoráveis aos processos de organização interna, fugindo assim, de formas políticas arcaicas, a exemplo do feudalismo, onde a ordem deveria ser implantada a qualquer custo, fosse pelo autoritarismo ou pela força popular.
Assim, o nacionalismo é exaltado, pois, apesar das diferentes concepções sobre o processo, é acordado que a influência internacional é potencialmente danosa aos interesses sociais e comerciais.
O texto 1 foi possivelmente redigido pelos apoiadores de Vargas, enquanto o segundo emergiu provavelmente dos grupos contrários ao seu governo.
Mais sobre o nacionalismo na Era Vargas: brainly.com.br/tarefa/53077418
#SPJ4