Leia os textos abaixo.
Texto 1
Pólis e razão
A pólis foi uma nova forma de organização social e política desenvolvida entre os séculos VIII e VI a.C. Nela, eram os cidadãos que dirigiam os destinos da cidade. Como criação dos cidadãos, e não dos deuses, a pólis estava organizada e podia ser explicada de forma racional, isto é, de acordo com a razão.
VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de janeiro: Bertrand Brasil, 2002, pp. 34-36.
Texto 2
Debate em praça pública
A prática constante da discussão política em praça pública pelos cidadãos especialmente em Atenas — contribuiu para que o raciocínio bem formulado e convincente se tornasse, com o tempo, o modo adotado para refletir sobre todas as coisas, não só as questões políticas. Por isso, para Vernant, a razão grega é filha da pólis, e o nascimento da filosofia relaciona-se de maneira direta com o universo espiritual que assim surgiu:
O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. [...] A palavra não é mais o termo ritual, a fórmula justa, mas o debate contraditório, a discussão, a argumentação [...]. A arte política é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, através de sua função política. [...]
Uma segunda característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. [...] A cultura grega constitui-se, dando a um círculo sempre mais amplo - finalmente ao demos [povo] todo - o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia.
Tornando-se elementos de uma cultura comum, os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais são levadas à praça pública, sujeitos à crítica e à controvérsia. [...] Doravante, a discussão, a argumentação, a polêmica tornam-se as regras do jogo intelectual, assim como do jogo político. Era a palavra que formava, no quadro da cidade, o instrumento da vida pública; é a escrita que vai fornecer, no plano propriamente intelectual, o meio de uma cultura comum e permitir uma completa divulgação de conhecimentos previamente reservados ou interditos.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 169.
Seguindo a reflexão sobre os textos acima, podemos afirmar que “A Filosofia é filha da cidade”. Qual alternativa explica essa afirmação:
a)Sendo a filosofia basicamente o uso público e livre da palavra, foi na cidade que ela encontrou o lugar propício para florescer.
b)A filosofia é parte da palavra que ajudou no desenvolvimento da economia, fazendo surgir, daí, a cidade.
c)A filosofia conseguiu banir da cidade a linguagem mítica e teve, nesse processo, o poder da força como instrumento de conquista da cidade.
d)A filosofia aliou-se ao poder espiritual das tradições antigas para fundar a vida em sociedade política.
d)Sendo a filosofia basicamente um discurso privado e hermético, fez florescer a cidade como lugar acordos pacíficos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D)
Explicação:
CONFIA
Seguindo a reflexão sobre os textos acima, podemos afirmar que “A Filosofia é filha da cidade”, pois: aliou-se ao poder espiritual das tradições antigas para fundar a vida em sociedade política. alternativa correta, letra D.
A filosofia é considerada filha da cidade, pois surgiu com a Pólis.
Na praça pública, a Ágora, via-se a autonomia da palavra nascer, em forma de debates abertos ao conflito, discussão e argumentação humana.
Tendo a Filosofia surgido juntamente com Pólis, com a invenção da escrita, o surgimento do cidadão da Pólis, a consolidação da democracia, através do nascimento da política, etc, marcou um começo para o pensamento e transformou a vida social assim como as relações humanas.
O surgimento da escrita, em especial, propiciou uma maior disponibilidade do acesso à discussão e a crítica por parte das pessoas, que consequentemente, fez nascer uma nova mentalidade, clara e rigorosa, que agora, exigia uma postura diferente.
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Bons estudos!