Leia os textos abaixo. Texto 1 O estranho comportamento do núcleo da Terra que intriga os cientistas Nas profundezas da Terra, a milhares de quilômetros da superfície, ocorre um fenômeno científico que ninguém consegue explicar. É que o núcleo interno do nosso planeta, uma massa compacta de ferro e níquel, está crescendo mais rápido de um lado que do outro. Um estudo realizado por sismólogos1 [. ], em Berkeley, nos Estados Unidos, [. ] revelou que a área do núcleo, localizada numa zona abaixo do mar de Banda, na Indonésia, é maior que a parte que se encontra no outro extremo, debaixo do Brasil. Por meio de simulações de computador, os especialistas criaram uma espécie de mapa que mostra o crescimento do núcleo da Terra durante os últimos 1 bilhão de anos. E chegaram à conclusão que ele se comportou num "padrão desequilibrado", com novos "cristais de ferro" que se formam mais rapidamente do seu lado asiático. [. ] As evidências O interior da Terra é formado por camadas parecidas com as de uma cebola. A última delas (a mais profunda) é o núcleo interno sólido de ferro e níquel, que tem um raio de 1. 200 km, aproximadamente três quartos do tamanho da Lua. Ele é rodeado por um núcleo externo fluido de ferro fundido e níquel, de aproximadamente 2,4 mil km de espessura. O núcleo externo, por sua vez, é circundado por um manto de rocha quente com 2,9 mil km de espessura e coberto por uma fina crosta rochosa fria na superfície. Por meio do estudo de ondas sísmicas, os especialistas analisam como se comportam essas camadas, mas faz anos que têm notado que as ondas não se distribuem na mesma direção quando viajam entre os polos e na zona equatorial. [. ] *Vocabulário: 1sismólogo: cientista especialista em tremores de terra. Texto 2 P090863I7_SUP Esses textos têm em comum o fato de apontarem os metais que compõem as camadas da Terra. Compararem as camadas da Terra com as de uma cebola. Definirem o tamanho do raio da camada mais profunda da Terra. Divulgarem.
Soluções para a tarefa
De acordo com os textos l e ll, está correto afirmar que os textos possuem em comum o fato de apontarem as camadas até o núcleo da terra com uma cebola, que também possui camadas até chegar no seu centro (item B).
O texto l mostra para o leitor sobre o crescimento da terra como um fenômeno científico que ninguém sabe explicar. O que se tem conhecimento acerca do núcleo e as profundezas da terra é que uma massa compacta de ferro e níquel estão fundidas. Elas são partes tão densas que ninguém consegue chegar até lá.
O texto ll se trata de uma tirinha que evidencia as camadas da terra até chegar no seu núcleo. O estudante parece estar curioso acerca das informações sobre a terra.
Resposta:
(b) textos l e ll,os textos possuem em comum o fato de apontarem as camadas até o núcleo da terra com uma cebola, que também possui camadas até chegar no seu centro
Explicação: eu ja fiz a prova