Leia os textos abaixo.
Texto 1
Empresários e chefs famosos apostam em aulas online
Depois do sucesso de lives de comida [...], empresários e chefs, entre eles nomes conhecidos como Alex Atala, Rita Lobo e Jefferson Rueda, fizeram sua estreia no mercado de cursos online, com produções próprias ou feitas em parcerias com plataformas.
Entre a oferta, há conteúdo para quem quer cozinhar, aprender sobre [...] comida brasileira e até participar de discussões teóricas.
Alex Atala [...] lançou em fevereiro seu primeiro curso online [...]. As onze aulas [...] abordam técnicas, receitas e histórias que marcaram sua trajetória.
Já em alta, o setor de cursos livres online quebrou barreiras [...], quando muitas pessoas experimentaram o formato pela primeira vez, diz Sergio Agudo, 48 [...].
Texto 2
“Cozinhar é a forma de combater um sistema alimentar que leva pessoas a adoecer”, diz Rita Lobo
Em entrevista, autora fala sobre a Escola Panelinha, plataforma de ensino a distância que desenvolveu [...]
Qual necessidade a escola veio atender?
Há mais de 20 anos ensino as pessoas a cozinhar. Posso dizer que o Panelinha já resolveu a alimentação de milhões de pessoas. A Escola Panelinha era uma demanda do público, que sempre me pediu para dar aulas e organizar cursos. [...]
O que as pessoas estão buscando aprender?
As pessoas querem soluções para os principais obstáculos que enfrentam na cozinha. [...] Vivo dizendo que cozinhar é como ler e escrever: todo mundo devia saber. Mas ninguém nasce sabendo. Precisa aprender e incluir isso na rotina. [...]
Quais desafios de transmitir esse tipo de conhecimento à distância?
Nos cursos da Escola Panelinha, o aluno aprende sozinho, sem hora marcada, avaliação formal ou qualquer tipo de mediação. [...] Mas tem um roteiro, uma sequência de construção do conhecimento e um incentivo muito grande para colocar esse aprendizado em prática. [...]
Como decidiram quais os temas das primeiras aulas?
[...] Abri a escola com um tema que eu sei que é a origem de muitas inseguranças na cozinha. Os temperos industrializados são um ícone da indústria dos ultraprocessados. Tem gente que não vive sem um cubinho de caldo instantâneo ou um “pozinho” bem carregado de sal, açúcar, gordura e aditivos químicos. [...]
Esses textos são semelhantes, pois
abordam o sucesso das lives de comida.
citam o depoimento de um criador de plataformas online.
criticam o uso de temperos industrializados.
divulgam cursos de culinária criados por chefes famosos.
explicam o método de ensino de um curso.
00001082873366sp:
?????????????????????????
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Ambos os textos l e ll são semelhantes pois nos dois existe uma relação da culinária com os estudos via online. Sendo assim, a alternativa C está correta.
No texto l, é mencionado sobre o sucesso que algumas aulas online sobre a temática da culinária tem tido durante o período da pandemia.
Alguns empresários e chefs ficaram bastante satisfeitos com os resultados das aulas.
No texto ll, fala-se sobre uma plataforma de estudos EaD (Ensino à Distância) que foi criada e que possui certa relevância.
Perguntas interessantes