Português, perguntado por jhonescb, 1 mês atrás

Leia os textos abaixo e responda.



Texto I

Iracema

“O maior chefe da nação tabajara, Irapuã, descera do alto da serra Ibiapaba, para levar as tribos do sertão contra o inimigo pitiguara. Os guerreiros do vale festejam a vinda do chefe, e o próximo combate.

O mancebo cristão viu longe o clarão da festa, e passou além, e olhou o céu azul sem nuvens. A estrela morta, que então brilhava sobre a cúpula da floresta, guiou seu passo firme para as frescas margens do Acaraú.

Quando ele transmontou o vale e ia penetrar na mata, o vulto de Iracema surgiu. A virgem seguira o estrangeiro como a brisa sutil que resvala sem murmurejar por entre a ramagem.

— Por que, disse ela, o estrangeiro abandona a cabana hospedeira sem levar o presente da volta? Quem fez mal ao guerreiro branco na terra dos tabajaras?

O cristão sentiu quanto era justa a queixa; e achou-se ingrato.

— Ninguém fez mal ao teu hóspede, filha de Araquém. Era o desejo de ver seus amigos que o afastava dos campos dos tabajaras. Não levava o presente da volta; mas leva em sua alma a lembrança de Iracema.

— Se a lembrança de Iracema estivesse n’alma do estrangeiro, ela não o deixaria partir. O vento não leva a areia da várzea, quando a areia bebe a água da chuva.

A virgem suspirou:

— Guerreiro branco, espera que Caubi volte da caça”. (ALENCAR, José de. Iracema.


Texto II
“A tentativa de produzir uma epopeia indígena frustrou-se em Os filhos de Tupã (1863), que deixou inacabada, mas que apresenta claros traços de seu projeto. Nessa obra, apresenta-se o ‘Brasil selvagem, solo agreste e rudo’ como ‘Berço de minha pátria’ (Alencar, 1910, p.8), e os índios como ‘uma raça valente, grande e forte’ que dominava os ‘campos soberanos’ (ibidem), antes da chegada dos portugueses. A ideia de um nacionalismo independente será verbalizada, de uma forma que às vezes parece discurso político em versos”. (JOBIM, José Luís. “Indianismo literário na cultura do romantismo”.
A partir da leitura dos textos é possível afirmar que:
I. O texto I é literário pelo conteúdo.
II. O texto II é não-literário.
III. Pelo caráter objetivo, é possível afirmar que o texto II é uma importante reflexão sobre estratégias e percursos literários do romantismo brasileiro.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e II.
b.
I, II e III.
c.
III, apenas.
d.
II e III.
e.
I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreiabressamini
0

Resposta:b.

I, II e III.

Perguntas interessantes