História, perguntado por larissass67, 9 meses atrás

Leia os Textos abaixo e responda as questoes a e b
Texto 1
As fontes da Igreja e da Inquisiçao mostram-se, portanto, riquíssimas para aproximar o historiador das intimidades vividas no passado. Possuem, é certo, algumas fortes limitaçoes, a exemplo da linguagem escolástica que lhes dá forma, dos filtros antepostos pelos juízes inquiridores, e da própria situaçao constrangedora que envolvia os depoimentos, seja os dos que delatavam por exigencia das autoridades, seja dos que confessavam seus desvios por temerem os Castigos do Céu e da Terra ... Insisto, por ora, nas possibilidades que semelhante documentaçao abre para o estudo das intimidades, dimensao da vida privada que se mostra minimamente decifrável para o historiador ... ( VAINFAS, Ronaldo. Moralidades brasílicas)

Texto 2
...
Em cada porta um frequentador olheiro
Que a vida do vizinho e da vizinha
Pesquisa, escuta, espreita e enquadrinha (investiga)
Para levar a Praça, e ao Terreiro
(Soneto de Gregório de Matos - Moralidades brasílicas))

a) Segundo o texto do historiador Ronaldo Vainfas, quais são as limitações do uso de documentos produzidos pela Inquisição como fontes históricas?

b) Partindo da leitura do soneto de Gregório de Matos e do texto de Ronaldo Vainfas, que pratica era incentivada pelas orientações inquisitoriais e o que poderia significar essa prática no cotidiano e no convívio colonial?

Soluções para a tarefa

Respondido por MrNutella
9

a) a linguagem escolástica que lhes dá forma, dos filtros antepostos pelos juízes inquiridores, e da própria situaçao constrangedora que envolvia os depoimentos

b) as pessoas eram induzidas a delatarem as outras, contarem o que faziam e o que viam a respeito das outras pessoas.

Perguntas interessantes