Leia os textos a seguir:
TEXTO 1
Segundo Oriolo (2015), a roda de leitura e conversa é importante, pois “(...) tem o centro como organizador e ponto de conexão; não tem ponta, primeiro ou último lugar; todos olham para o centro, veem-se, estabelecem contato, que pode ser de estranhamento, de alteridade, de equidade ou de pertencimento”.
(Fonte: PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro. Programa Curumim: memórias, cotidiano e representações. Edições Sesc, 2015.)
TEXTO 2
A conversa é uma forma sofisticada de comunicação oral, já que muitas competências estão em jogo: explicar, relatar, descrever, argumentar, perguntar e considerar a narrativa do outro. Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a roda de conversa é uma situação privilegiada de diálogo e intercâmbio de ideias para as crianças.
A partir dos textos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
I. Maria Montessori foi uma das primeiras professoras em todo o mundo a utilizar a roda de conversa ou de leitura como ferramenta pedagógica.
II. Vimos que o RCNEI não considera importante a prática da roda de conversa ou leitura na Educação Infantil.
III. Na roda de leitura o protagonismo é atribuído ao professor que deve mediar e direcionar toda a discussão a partir da leitura do livro escolhido por ele.
É correto o que se afirma em:
I, e III, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas
Soluções para a tarefa
Resposta:
|, apenas
Explicação:
Resposta:
I apenas
Explicação:
Maria Montessori: a educadora foi uma das primeiras professoras em todo o mundo a utilizar a roda de conversa ou leitura como ferramenta pedagógica. Sua intenção é reforçada por Oriolo (2015), a roda de leitura e conversa é importante, pois: “(...) tem o centro como organizador e ponto de conexão; não tem ponta, primeiro ou último lugar; todos olham para o centro, veem-se, estabelecem contato, que pode ser de estranhamento, de alteridade, de equidade ou de pertencimento”.
A afirmativa II está incorreta, pois o RCNEI, Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, fala justamente o oposto, dando protagonismo à atividade da roda de leitura ou conversa.
A afirmativa III está incorreta. Na roda de leitura, a criança tem protagonismo, pode comentar, tentar ajudar na resolução da história, interagir com o livro, com a professora, com os colegas. Outro fator importante sobre esta ferramenta pedagógica é que se trata de um instrumento fundamental para desenvolver o gosto pela leitura e literatura nacional e internacional, além de proporcionar um contato mais próximo com livros; também, podemos ampliar o vocabulário das crianças.