Contabilidade, perguntado por donadeigabriel, 4 meses atrás

Leia os textos a seguir.



TEXTO 1



Muitos cidadãos não entendem bem por que é tão importante a influência dos gastos e das receitas do governo na vida de pessoas físicas e jurídicas (empresas). O governo arrecada de um lado e gasta do outro. Isso afeta a demanda agregada, a produção e o emprego. Atuando sobre o sistema tributário, o governo pode aumentar ou diminuir sua arrecadação, por meio de impostos e outras taxas, as chamadas receitas públicas. Já quando constrói e mantém escolas e hospitais, por exemplo, incorre em gastos.



MENDES, Judas Tadeu Grassi. Economia: fundamentos e aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004 (adaptado).



TEXTO 2



As medidas fiscais adotadas, e em implementação, pelo governo federal para combater os efeitos econômicos e sociais da crise gerada pelo covid-19 alcançaram R$ 521,3 bilhões de impacto primário em 2020. Os números comprovam que o Brasil tem agido com vigor para conter os efeitos da pandemia. Já o total do déficit primário estimado para todo o setor público que inclui não apenas as ações de enfrentamento do covid-19, mas também as despesas ordinárias e a queda da receita derivada dos impactos da retração econômica, além do déficit esperado para estatais e entes subnacionais, resulta em R$ 828,6 bilhões.



Diante do exposto, sobre as políticas fiscais, avalie as asserções a seguir e a relação de sentido proposta entre elas:



I. Apesar do aparente conflito existente entre os objetivos de Estado na contenção de gastos e no crescimento da economia do país, as políticas fiscais buscam conduzir a área administrativa do governo com eficiência.



PORQUE



II. À medida que o Estado utiliza seus recursos com investimentos, aumentando a capacidade de geração de bens e serviços, ele promove o crescimento econômico, o aumento do consumo e, por consequência, a arrecadação.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:



A)
As asserções I e II são proposições falsas.

B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.



C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

D)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

E)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Soluções para a tarefa

Respondido por want17
6

Resposta:C

Explicação:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Respondido por martinkoliveira
0

Sobre as políticas fiscais, a alternativa correta é a letra C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Análise das afirmações sobre as políticas fiscais:

  • I - A primeira afirmativa é VERDADEIRA, dado que as políticas fiscais possuem o objetivo principal de fazer com que a condução da administração do governo seja eficiente, mesmo com o conflito de objetivos do Estado e contenção de gastos.

  • II - A segunda afirmativa é VERDADEIRA, uma vez que os investimentos realizados pelo Estado fazem com que haja um crescimento econômico, muito por conta do aumento do consumo e, consequentemente, aumento da arrecadação.

Veja mais sobre as políticas fiscais:

https://brainly.com.br/tarefa/21949336

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes