Pedagogia, perguntado por kelcyly, 1 ano atrás

Leia os textos a seguir:

TEXTO 1 A presença no campo: ver sobre o terreno, “estar lá” e voltar regularmente é a mais importante via de acesso ao conhecimento perseguido em um estudo etnográfico. É necessário reconhecer que a qualidade das informações recolhidas e a imersão na vida diária de comunidades, de pessoas ou de instituições, em um estudo etnográfico, dependem, em grande medida, do tempo de permanência do pesquisador no terreno de investigação. Clifford, ao mencionar que desde os primórdios da etnografia havia a expectativa de que o etnógrafo vivesse na comunidade de estudo e permanecesse nela por tempo suficiente para o desenvolvimento do seu trabalho, ressalta que, raras vezes, tal tempo era especificado. Caberia interrogar se é possível prescrever um tempo ideal para este processo. Pode-se ponderar que a necessidade de imersão sobre o terreno é uma decisão que cada investigador toma em função das suas ideias; por conseguinte, “nenhuma receita” é válida neste caso. De qualquer maneira, é razoável problematizar sobre o risco de que uma permanência muito abreviada sobre o campo tenha como resultado um conhecimento muito superficial da realidade estudada. Se participar muito pode comprometer o distanciamento necessário, participar muito pouco pode dificultar a ruptura com o olhar etnocêntrico e superficial e, sobretudo, não favorecer a compreensão a partir do interior.

TEXTO 2

Quando eu estava quase me aposentando dei um curso de introdução à antropologia e o trabalho final proposto foi o de uma etnografia do Largo de São Francisco e do próprio IFCS. Cada grupo escolheu um aspecto – a prostituição, o comércio ambulante, os donos de loja do entorno, a polícia, os movimentos estudantis, os professores e, finalmente, os moradores de rua. Foi certamente um dos melhores cursos que dei na vida. Gostaria de ter publicado o livro com os trabalhos finais. Eles estão lá guardados, mas não tive forças. Um dos grupos fez uma belíssima etnografia dos moradores de rua. Entrevistaram muitos moradores, mas também outras pessoas que conviviam no Largo, estudantes de ciências sociais que diariamente enfrentavam a difícil situação de ter de conviver e ao mesmo tempo relativizar a vida dessas pessoas. Acabaram entrevistando muitos moradores. Todos se dispuseram a participar do projeto.

A partir dos textos, analise os itens a seguir:

I. A metodologia do estudo etnográfico pressupõe a imersão do pesquisador no campo que se estuda e considera que ele deve permanecer em campo pelo tempo estabelecido pela comunidade científica.
II. A metodologia do estudo etnográfico considera que a perspectiva daqueles que vivem no contexto que se estuda é fundamental para conhecer esse contexto. Por isso, relatos de participantes locais podem ser ricos para esse tipo de estudo.
III. Espera-se, no estudo etnográfico, uma postura distante e superficial por parte do pesquisador, pois só assim é garantida a neutralidade na coleta de dados.

É correto o que se afirma em:
Group of answer choices

I e II, apenas.

I, II e III.

II, apenas.

II e III, apenas.

III, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por netohoffman
7

Resposta:

II, apenas.

Explicação:

A etnografia tem como proposta conhecer de maneira aprofundada a realidade que se estuda, seus costumes, crenças, organização, estrutura e cotidiano. Assim, a perspectiva daqueles que vivem no contexto que se estua é fundamental para compreendê-lo.

Perguntas interessantes