Leia os textos a seguir, que pertencem, respectiva- mente, à primeira e à segunda fase do Romantismo no Brasil. Texto I Se se morre de amor! Se se morre de amor! − Não, não se morre, Quando é fascinação que nos surpreende De ruidoso sarau entre os festejos; Quando luzes, calor, orquestra e flores Assomos de prazer nos raiam n’alma, Que embelezada e solta em tal ambiente No que ouve, e no que vê prazer alcança! [...] Compr’ender o infinito, a imensidade, E a natureza e Deus; gostar dos campos, D’aves, flores, murmúrios solitários; Buscar tristeza, a soledade, o ermo, E ter o coração em riso e festa; E à branda festa, ao riso da nossa alma Fontes de pranto intercalar sem custo; Conhecer o prazer e a desventura No mesmo tempo, e ser no mesmo ponto O ditoso, o misérrimo dos entes; Isso é amor, e desse amor se morre! [...] Gonçalves Dias. Texto II VIII O pobre leito meu, desfeito ainda, A febre aponta da noturna insônia. Aqui lânguido à noite debati-me Em vãos delírios anelando um beijo... E a donzela ideal nos róseos lábios, No doce berço do moreno seio Minha vida embalou estremecendo... Foram sonhos contudo! A minha vida Se esgota em ilusões. E quando a fada Que diviniza meu pensar ardente Um instante em seus braços me descansa E roça a medo em meus ardentes lábios Um beijo que de amor me turva os olhos... Me ateia o sangue, me enlanguece a fronte... Um espírito negro me desperta, O encanto do meu sonho se evapora... E das nuvens de nácar da ventura Rolo tremendo à solidão da vida! Alvares de Azevedo. Há uma diferença entre a postura lírico-amorosa da poesia da 1ª fase e a da 2ª fase do Romantis- mo brasileiro. É correto afirmar que, ao comparar ambos os textos, a principal diferença que se pode observar é: a a presença de uma alegria tímida na poesia lírica de 2ª fase, metaforizada em imagens diáfanas e vaporosas; enquanto a poesia de 1ª fase é explíci- ta na apresentação das emoções. B a apresentação do amor na poesia lírico-amorosa de 1ª fase sob uma ótica positiva, ainda que cheia de excessos e arroubos românticos; já na de 2ª fase, há uma visão soturna, mórbida, triste. c a presença de felicidade na poesia da 2ª fase e sua ausência na da 1ª, embora a abordagem feita em ambas as fases revele uma tendência à morbidez, já que o eu lírico se concentra na ideia de morte. D o tratamento lírico dado ao amor na poesia de 1ª fase, pois na de 2ª o sentimento é visto sob um ponto de vista racional, lembrando a poesia árcade. e o fascínio pelo amor na 1ª fase, na qual mesmo a tristeza é apenas mais uma forma de vivenciá-lo; já para a 2ª, tudo são doces sonhos e ilusões, o amor é menos importante.
Soluções para a tarefa
É de conhecimento público que a principal diferença é que : a apresentação do amor na poesia lírico-amorosa de 1ª fase sob uma ótica positiva, ainda que cheia de excessos e arroubos românticos; já na de 2ª fase, há uma visão soturna, mórbida, triste, ou seja, alternativa letra b)
Vamos aos dados/resoluções:
Afirmamos que a primeira fase do romantismo brasileiro foi marcada por grande exaltação da natureza, bem como dos elementos naturais. Estes elementos compreendem por exemplo, a natureza e a beleza dos povos indígenas.
Entretanto, a segunda fase do romantismo já é tomada por grande dramaticidade, haja vista que foi conhecida como fase do "mal do século". Essa fase apresenta a morte como fuga dos acontecimentos, além de exaltar as dores do eu lírico.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)