Leia os textos a seguir, que abordam o sistema Galileo, uma alternativa ao Global Position System (GPS).
A União Europeia lançou hoje [15 de dezembro de 2016] os primeiros serviços do seu sistema de navegação por satélite Galileo.
No entanto, vai demorar algum tempo até à entrada no mercado em massa de produtos compatíveis com o Galileo.
[...]
Por outro lado, a precisão do Galileo não será ótima durante alguns anos, e o sinal não estará disponível em permanência.
Será preciso esperar por 2020 – quando já estiverem em órbita cerca de 30 satélites (atualmente apenas estão disponíveis 15) – para obter a melhor resposta do sistema em todo o globo.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS. Europa lança primeiros serviços do sistema de navegação por satélite Galileo. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2017.
[...] O principal fator que motivou os países da Europa a buscarem uma alternativa é o fato de o GPS ter sido desenvolvido e mantido pelo Departamento de Defesa Americano. Isso significa que o sistema deve servir, primariamente, às Forças Armadas dos Estados Unidos, mesmo que o sinal esteja liberado para uso civil. Sendo assim, os militares daquele país têm total liberdade para modificar ou até desabilitar o sinal do GPS sem aviso prévio.
Para evitar que o sistema seja usado em ataques contra os próprios Estados Unidos, o governo também mantém a chamada “Disponibilidade Seletiva” que, até o ano 2000, limitava a precisão do uso civil em 100 metros. Apesar de estar desabilitada hoje, essa contramedida continua existindo e poderia ser reativada a qualquer momento.
TECMUNDO. Conheça o Galileo, o possível sucessor do GPS. Disponível em: . Acesso em: 9 fev. 2017.
Os textos explicitam uma questão de ordem estratégica e outra de ordem técnica associadas às motivações que levaram ao desenvolvimento do sistema Galileo, que são
(A)
a liberação do Galileo para uso civil (o que não ocorre com o GPS).
(B)
a intencionalidade de uma ocupação do território dos EUA e a baixa tecnologia do GPS.
(C)
os interesses militares estadunidenses e a consequente limitação relativa à precisão do GPS imposta por eles.
(D)
a necessidade de se manter um sistema de posicionamento preciso (motivo do desenvolvimento do Galileo) e a desativação do GPS em 2020.
(E)
o fato de o projeto Galileo ser europeu, ou seja, de reviver as rivalidades da Guerra Fria, e a questão da disponibilidade seletiva imposta pelos EUA no sistema GPS.
Soluções para a tarefa
Respondido por
25
(C) os interesses militares estadunidenses e a consequente limitação relativa à precisão do GPS imposta por eles.
O uso de satélites é uma necessidade precisão, o que podemos entender com isso é que quando você domina o espaço com seus satélites cria-se uma possível alternativa estratégica de dominação.
Com isso a Europa lança seus satélites sem a grande necessidade dos EUA do mesmo, e fazendo permite que haja seus próprios estudos sem correrem o risco de serem limitados pelas decisões impostas pelos EUA .
Perguntas interessantes
Informática,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás