Leia os textos a seguir para responder à questão. Texto 1 Vício em games atinge crianças cada vez mais jovens, diz psicólogo Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a classificar o vício em games como doença da área de saúde mental. [...] Uol: Há risco de a mudança levar a uma preocupação desnecessária por parte dos pais? Cristiano Nabuco: É melhor que exagerem que deem menos atenção. O que sabemos é que os jogos são construídos para capturar atenção. Nas primeiras fases, muitos pontos são distribuídos, criam facilidades porque sabem que o jovem é muito sensível à avaliação social. [...] CARVALHO, Marco Antônio. Vício em games atinge crianças cada vez mais jovens, diz psicólogo. Estadão. 27 jun. 2018. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021. Adaptado. Texto 2 Games – tipos e habilidades que você desenvolve com jogos on-line [...] os jogos on-line têm ganhado a cada dia mais adeptos e servido para além do entretenimento. Várias pesquisas (incluindo uma da universidade de Denver) têm mostrado a importância de um game no desenvolvimento de atividades para a carreira, por exemplo. Ou seja, se ganhar um videogame na próxima data comemorativa, saiba que acaba de receber um ótimo aparato para exercitar o cérebro, organizar os estudos, e desenvolver a capacidade de concentração – ótimas ferramentas de um profissional muito bem preparado para o mercado de trabalho, né? PRAVALER. Games – tipos e habilidades que você desenvolve com jogos on-line. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2021. No trecho “sensível à avaliação social”, do Texto 1, a crase é exigida, porque A “social” é um adjetivo que exige preposição. B “sensível” é um adjetivo feminino. C “avaliação” é um substantivo feminino. D “sensível” é um adjetivo que qualifica a palavra “avaliação”.
Soluções para a tarefa
O motivo pelo qual se exige uma crase no trecho apresentado no enunciado está colocado na letra C) avaliação” é um substantivo feminino.
As crases devem ocorrer somente nos casos em que há junção de preposição "a" com artigo "a", e deve existir apenas antes de palavras femininas.
Uma forma recorrente e prática de se analisar se a palavra necessita ser craseada ou não é substituir o termo feminino que vem logo em seguida por um termo masculino. Se ao realizar a substituição por um termo masculino semelhante de sentido e significado, e nisso o "a" virar "ao", deve haver crase no "a". Porém, se "a" não virar "ao", não deve haver crase no "a".
No caso em questão, percebemos a junção de preposição com artigo, e a palavra se encontra antes de outra feminina, que é "avaliação".
Veja mais sobre crase em:
https://brainly.com.br/tarefa/20837068
Resposta:
letra C) avaliação” é um substantivo feminino.
Explicação: