Leia os textos a seguir.
Nessa fronteira [entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai], o contato linguístico entre o português e o espanhol é decorrente de um século de litígios pelo domínio dos territórios, de uma política expansionista de ocupação da região e militarização das áreas, além da existência de povoamentos desenvolvidos e de um intercâmbio econômico, cultural e social já consolidado.
Centenas de milhares de uruguaios do norte do país tem o português como língua materna, passada de pai para filho. O chamado Dialeto Português do Uruguai (DPU) é falado por cerca de 15% da população uruguaia, segundo Juan Pedro Mir, diretor de Educação do Ministério da Educação e Cultura do país.
Ana Maria Carvalho [diretora do Programa de Língua Portuguesa da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos], que morou seis meses na fronteira entre Uruguai e Brasil para estudar o tema, explicou que o norte do território uruguaio atual ficou despovoado na colonização espanhola. Com isso, brasileiros e portugueses ocuparam a região.
No final do século XIX, com a reconquista da região, foram implantadas medidas para aplicar a língua espanhola. "Houve a chegada de imigrantes da Andaluzia [Espanha] e a obrigatoriedade do espanhol nas escolas públicas", afirmou.
Com base nos textos e no conteúdo estudado, marque a alternativa que justifica a presença da língua portuguesa no Uruguai.
(A)
A língua portuguesa é falada no Uruguai porque esse país foi colonizado primeiramente por portugueses, que utilizavam o Estuário do Rio da Prata como via de acesso ao interior do continente.
(B)
A fronteira entre Brasil e Uruguai é historicamente marcada por uma relação de intercâmbio e conflitos por território entre portugueses e espanhóis. Além disso, em 1821, o Uruguai foi anexado ao Brasil com o nome de Província Cisplatina.
(C)
No início do século XIX, com o enfraquecimento militar e econômico da Coroa Espanhola, o Uruguai tornou-se independente e optou por pertencer ao Brasil, justificando o uso da língua portuguesa até hoje em seu território.
(D)
O Uruguai sempre fez parte do Brasil até sua separação, em 1821, por isso, a prática da língua portuguesa nesse país ainda é marcante nos dias atuais.
(E)
O governo uruguaio estimula o uso da língua portuguesa em seu país para facilitar as relações econômicas com o Brasil, seu maior parceiro comercial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Provavelmente alternativa "D"
Respondido por
5
Acredito eu que seja a alternativa E.
Também acreditaria na alternativa D, porém Uruguai se emancipou do Brasil en 1828 e não em 1821
Também acreditaria na alternativa D, porém Uruguai se emancipou do Brasil en 1828 e não em 1821
Perguntas interessantes