Sociologia, perguntado por EliasRibeiro003, 9 meses atrás

Leia os textos a seguir e responda.

Texto 1

Assim, se essa tendência destrutiva em relação ao trabalho não for fortemente confrontada (...) sob
todas as formas possíveis, teremos, além da ampliação exponencial da informalidade no mundo digital,
a expansão dos trabalhos “autônomos”, dos “empreendedorismos” etc., configurando-se cada vez mais como uma forma oculta de assalariamento do trabalho, a qual introduz o véu ideológico para obliterar
um mundo incapaz de oferecer vida digna para a humanidade. Isso ocorre porque, ao tentar sobreviver, o “empreendedor” se imagina como proprietário de si mesmo, um quase burguês, mas frequentemente
se converte em um proletário de si próprio, que auto explora seu trabalho. [...] Essa nova gramática do capital somou-se àquela já consolidada, que operava metamorfoses nos reais significados etimológicos das palavras: manter sempre a “resiliência”, atuar com muita “sinergia”, converter-se em autêntico “colaborador” e em verdadeiro “parceiro”, vangloriar-se da nova condição de “empreendedor”, entre tantos outros usos da linguagem, agora com “novas significações”. [...] Mas, a pandemia parece ter comprometido essa nomenclatura: “colaboradores” estão sendo demitidos aos milhares e os “parceiros” podem “optar” entre reduzir os salários ou conhecer o desemprego.

Texto 2
(imagem anexada)

Os significados de algumas palavras de uso cotidiano referentes ao mundo do trabalho têm sido utilizados para descrever situações diferentes do que originalmente descreviam. A partir dos textos apresentados é possível afirmar que essa transformação no novo uso das palavras reflete

a) os impactos positivos das novas tecnologias sobre as condições de trabalho que dão flexibilidade, autonomia e melhores rendimentos aos trabalhadores, principalmente com o agravamento da crise e da pandemia de COVID-19.

b) um processo natural de transformação da linguagem através do tempo, sobretudo por influência das novas tecnologias, que promovem surpreendentes mudanças nos significados tais como “empreendedorismo”, que hoje, significa “exploração”.

c) uma ideologia divulgada pela classe dominante a fim de convencer os/as trabalhadores/as de que as condições dos novos trabalhos digitais precarizados são melhores que as dos tradicionais trabalhos com carteira assinada que garantem direitos.

d) a ascensão de classe experimentada recentemente pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos que agora, “patrões” de si mesmos, incorporaram a linguagem da classe dominante na sua linguagem cotidiana.

e) o surgimento de uma nova ideologia da classe trabalhadora que se fortaleceu com a chegada das novas tecnologias aplicadas ao trabalho, fato que fez essa classe atravessar a crise e a pandemia em ótimas condições de trabalho e remuneração.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por hildapires1281
118

Resposta:

e a letra (d)

ajudar por favor


hildapires1281: Não
klugerElf: e a letra C
hildapires1281: att
hildapires1281: não sorte
hildapires1281: boa****
guibafernandes11: Fui de "C"
euletrico14: Hilda vem do germânico antigo “hild”, que significa “Batalha”.
Bom nome!
pr802002: A C é a mais errada de todas
pr802002: O texto 1 defende vc ser escravo de um patrão pra sempre e se mostra contra o trabalhador autônomo.
Respondido por TRALHAGOD
4

Resposta:

d) a ascensão de classe experimentada recentemente pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras  de aplicativos que agora, “patrões” de si mesmos, incorporaram a linguagem da classe  dominante na sua linguagem cotidiana.

Explicação:

axied ekil

Perguntas interessantes