Leia os textos a seguir e responda às questões.
Texto I
Se as raízes dos velhos coronéis remontam ao Império [à Regência, entre 1o e 2o Reinado], os coronéis de agora emergiram principalmente a partir do regime militar. Os primeiros são expressão de um Brasil predominantemente rural, enquanto os novos coronéis são atores políticos de um país majoritariamente urbano. O coronel de hoje mantém práticas típicas do antigo coronel, como usar a sua influência junto ao governo para arranjar emprego para os apadrinhados ou levar obras e melhoramentos para as suas bases eleitorais, mas mudou muito a forma de fazer política. Se antes os métodos de cabala de votos se resumiam às instruções dadas aos cabos eleitorais e aos comícios, é inegável que a televisão e o rádio se tornaram um novo e decisivo cenário da batalha política estadual e municipal.
Texto II
Ao controlar as concessões, o novo “coronel” promove a si mesmo e aos seus aliados, hostiliza e cerceia a expressão dos adversários políticos e é fator importante na construção da opinião pública cujo apoio é disputado tanto no plano estadual como no federal. No coronelismo eletrônico, portanto, a moeda de troca continua sendo o voto, como no velho coronelismo. Só que não mais com base na posse da terra, mas no controle da informação – vale dizer, na capacidade de influir na formação da opinião pública.
a) Explique por que a origem dos velhos coronéis aconteceu no período da Regência.
b) Como os velhos coronéis exerciam seu poder local?
c) De acordo com os textos, como os novos coronéis têm mantido sua influência regional nas últimas décadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
(a) voto branco e nulo são resquícios desse coronelismo, já que esses votos só facilitavam a entrada dos candidatos no poder,eles recebiam cargos por ter terras,os votos eram comprados.
(b)eles eram ricos,tinham propriedades,o governo os elegiam como coronéis, eles usavam do seu poder para lidera tropas locais da Guarda Nacional, influenciava os juízes de paz, interferiam nas ações federais,na aplicação de verbas, empregos, obras, em sua localidade.
(c)o novo “coronel” promove a si mesmo e aos seus aliados, hostiliza e cerceia a expressão dos adversários políticos e é fator importante na construção da opinião pública cujo apoio é disputado tanto no plano estadual como no federal.
Resposta:
a) Porque durante o período regencial foi criada a Guarda Nacional e estabelecido o esquema de juízes de paz. Embora houvesse relação de ambas as instituições com o poder federal, as lideranças locais interferiam na formação e no comando da Guarda e na nomeação dos juízes. Dessa forma, aumentaram muito seu poder na localidade onde viviam. A denominação “coronel” que recebiam como comandantes da Guarda se traduzia em poder político e judiciário.
b) Liderando as tropas locais da Guarda Nacional, influenciando os juízes de paz, interferindo nas ações federais, como na aplicação de verbas, empregos, obras, em sua localidade.
c) Os novos coronéis, além de manter sua influência na aplicação de verbas e nomeações de cargos públicos em suas áreas de influência, utilizam os meios de comunicação de massa para influenciar a população. Quando se tornam donos de emissoras de TV ou rádio, divulgam o que lhes interessa e negam espaço para opositores, de modo a divulgar sempre as versões que lhes são favoráveis.
Explicação:
plurall