Leia os textos a seguir e responda às questões 7 e 8.
Texto 1
Relâmpago
A onça-pintada saltou tronco acima que nem um relâmpago de rabo comprido e cabeça amarela: Zás! Mas uma flecha ainda mais rápida que o relâmpago fez rolar ali mesmo aquele matinal gatão elétrico e bigodudo que ficou estendido no chão feito um fruto de cor que tivesse caído de uma árvore!
texto 2
Bela em extinção
Terceiro maior felino do mundo e maior predador do Brasil, a onça-pintada é a rainha das nossas florestas. Mas, infelizmente, seus dias de realeza podem estar contados: ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata Atlântica. Por sorte, porém, existem pesquisadores dispostos a enfrentar uma corrida contra o tempo para salvá-la. Beatriz de Mello Beisiegel, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as duas maiores ameaças à sobrevivência da onça-pintada são a caça e a destruição dos ambientes naturais onde ela vive.
Soluções para a tarefa
7. Uma das diferenças entre os textos é que:
D) O texto 2 trata das ações para salvar as onças da extinção, e o texto 1 não.
8. O trecho do texto 2 que expressa uma opinião é:
A) "Mas, infelizmente, seus dias de realeza podem estar contados".
9. A frase "Joãozinho, você mora na casa da frente!" pode ter sido dita:
A) por uma vizinha de Joãozinho
Explicação:
7. As ações para salvar as onças da extinção estão presentes no final do texto 2, quando se fala em controlar a caça, aumentar as áreas de preservação das onças e estimular mais estudos sobre esses animais.
O texto 1 só fala do perigo enfrentado pelas onças, como a caça. A onça cai da árvore ao ser atingida por uma flecha.
8. A opinião fica evidente pelo uso do advérbio "infelizmente", que revela lamento do enunciador pelo fato de as onças estarem ameaçadas.
9. Na anedota, Joãozinho é um menino tão distraído que confunde sua casa com a da frente e sua mãe com uma vizinha, como indica a fala "Joãozinho, você mora na casa da frente! Olha a sua mãe ali na janela!".
Essa fala é dita ao menino por uma vizinha de Joãozinho.