História, perguntado por beatrizvieiirazucher, 10 meses atrás

Leia os textos a seguir e responda a questão.

I. A democracia brasileira é uma obra em construção. Os considerados cidadãos e cidadãs (maiores de 18 anos, não estrangeiros e que não sejam presos sentenciados) têm os mesmos direitos políticos, podem votar e ser votados. Como essa igualdade política não se traduz em igualdade de condições sociais, cidadãos e cidadãs podem se organizar em busca de obter melhores condições de vida.

II. A Ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas.

(Vainfas, 2010.)

Ao analisarmos os dois textos, considerando o contexto da Grécia Antiga e o do Brasil atual em relação à participação política, é possível inferir que

A
em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito.

B
na Grécia, cidadão era apenas aquele que participava das gerúsias, por ser considerado “homo politicus”. No Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos.

C
tanto na Grécia quanto no Brasil, a democracia era (e é) caracterizada pela participação universal, ou seja, de toda a população votante e em dia com suas obrigações eleitorais.

D
como no Brasil o voto atual é direto e secreto, o processo democrático torna-se mais transparente e incorruptível, o que não era possível na Grécia, devido ao controle de poder dos generais.


PFV AJUDA

Soluções para a tarefa

Respondido por taniaromao
27

Resposta:

LETRA A

Explicação:

NAO SEI SE ESTA CERTO


gabrielmusetelopes69: certeza?
BatataComArroix: :)
Respondido por elainemcoliveira
39

Resposta:

Alternativa A

Nas cidades democráticas da Grécia – Atenas é uma delas, nem todos os habitantes podiam participar da vida política. Estavam excluídos das Assembleias os estrangeiros, os menores de 18 anos, as mulheres e os escravizados. No Brasil estão excluídos da participação política institucional (direito de votar) os menores de 16 anos e os estrangeiros que não se naturalizarem, os presos sentenciados. Os analfabetos podem votar mas não podem se candidatar a caros eletivos.

Explicação:

Perguntas interessantes