Leia os textos a seguir e reflita sobre a construção de autonomia e autocuidado em Educação em Saúde:
Texto 1
"O processo educativo está centrado em alguém que sabe e ensina a alguém que não sabe. A lógica é a de transmissão de conhecimentos. Aquele que supostamente sabe mais assume funções como aconselhar, corrigir e vigiar quem deve aprender o conteúdo. O risco é o profissional se considerar a autoridade máxima e, portanto, o único responsável pelo processo educativo; há uma ênfase na repetição e, geralmente, não há preocupação com a realidade social nem com as crenças e valores daquele que "deve" aprender. A expectativa é que o outro mude seu comportamento em função do que lhe foi ensinado." (Machado, 2010)
Texto 2
"A escolha da abordagem pedagógica adequada está vinculada ao objetivo da ação educativa. Existem momentos em que se requer a transmissão de informação e outros em que ce
Soluções para a tarefa
Assertivas.
i. neste sentido é correto afirmar que o sentido da educação tem como foco o a construção da cidadania e a autonomia para tomar as melhores decisões em relação ao autocuidado .
ii. o foco do processo educacional não pode ser centrado no aluno, mas nos problemas do serviço de saúde, sejam técnicos ou econômicos.
iii. é na avaliação do contexto e na busca da resolução de problemas com apoio também do conteúdo que ocorre o aprendizado
iv. a realidade social da comunidade não deve ser levada em consideração em ações de educação em saúde e deve fazer parte dos objetivos educacionais.
a. apenas as afirmações i e iii estão corretas.
b. apenas a afirmação iv está correta.
c. apenas a afirmação iii está correta.
d. apenas a afirmação i está correta.
e. apenas a afirmação ii está correta.
a. apenas as afirmações i e iii estão corretas.
Os textos cima apontam para a importância do reconhecimento das necessidades dos alunos, assim como a valorização da autonomia e do protagonismo juvenil.
Paralelamente, é preciso que a educação se mostre como um processo de transformação social, que busque não somente o desenvolvimento intelectual, como o desenvolvimento moral dos educandos, se tornando cidadãos conscientes.