História, perguntado por iamlarissafer3378, 1 ano atrás

Leia os seguintes trechos do poema Vozes d'África,escrito por Castro Alves em 1868, e assinale a alternativa que os interpreta corretamente. Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? (...) Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... (...) Hoje em meu sangue a América se nutre - Condor que transformara-se em abutre, Ave da escravidão (...) Basta, Senhor! De teu potente braço Role através dos astros e do espaço Perdão p'ra os crimes meus! ... Há dois mil anos... eu soluço um grito... (...) (A) O poeta procura convencer a Igreja católica e os cristãos brasileiros dos malefícios econômicos da escravidão. (B) Castro Alves defendeu os postulados da filosofia positivista e da literatura realista, justificando a escravidão. (C) O continente americano figura no poema como a pátria da liberdade e da felicidade do povo africano. (D) Abolicionista, Castro Alves leu em praça pública do Rio de Janeiro o poemaVozes d' Áfricapara comemorar a Lei Áurea. (E) Castro Alves incorpora no poema o mito bíblico da da- nação do povo africano, cumprido através de milênios pela maldição da escravidão.

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
64

Olá, tudo bem?


A alternativa correta é a E.


O poeta Castro Alves, em seu poema épico “Vozes d'África”, tentou traduzir a dor de todo um continente devastado pela escravidão de estrangeiros. Sempre foi entusiasta da causa abolicionista, também escreveu o poema O Navio Negreiro, datado de 1869. Neste poema, o eu-lírico é a própria África, que lamenta a perda de seus filhos, lançados à sorte em território desconhecido e sob condição de escravos.


Espero ter ajudado!

Respondido por vanessafonntoura
0

Sobre o poema Vozes d'África, de Castro Alves, a interpretação correta é a de que (E) Castro Alves incorpora no poema o mito bíblico da da- nação do povo africano, cumprido através de milênios pela maldição da escravidão.

Durante os versos existe a incorporação de um mito de origem bíblica que se refere a nação do povo africado com o cumprimento de uma maldição que foi a escravidão. O poema pode ser considerado como épico e tenta traduzir a dor causada por um continente que foi devastado.

Quem foi Castro Alves?

Um poeta datado do romantismo que nasceu no século XIX. É conhecido por ser "Poeta dos Escravos" em que escrevia poesias que tinha temáticas abolicionistas. Escreveu outras temáticas, mas o cunho social foi sua representação mais reconhecida e transformou ele em um dos principais poetas da terceira geração do romantismo brasileiro.

Saiba mais sobre Castro Alves em https://brainly.com.br/tarefa/3785792

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes