Leia os seguintes trechos de texto.
Texto 1 Até hoje, muita gente acha que o nome língua só pode ser aplicado às línguas de cultura escrita da Europa e de algumas poucas civilizações milenares (árabe, hebraica, chinesa, japonesa), enquanto os índios da América, os negros da África e os aborígenes da Oceania usam algum tipo de sistema de comunicação pobre, rudimentar e tosco, que recebe diversos rótulos pejorativos: gíria, jargão, caçanje, calão, [...] entre outros. A língua é rica, é múltipla, é híbrida, [...] é variável, é mutante. (Marcos Bagno. Não é errado falar assim! — Em defesa do português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2009. p. 16, 37.)
Texto 2 Para atribuir à língua o primeiro lugar no estudo da linguagem, pode-se, enfim, fazer valer o argumento de que a faculdade — natural ou não — de articular palavras não se exerce senão com ajuda de instrumento criado e fornecido pela coletividade; não é, então, ilusório dizer que é a língua que faz a unidade da linguagem. (In: Ferdinand de Saussure. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1999. p. 18.)
1. Os dois trechos referem-se à concepção de língua. Pode-se considerar língua como:
I. conjunto de normas que regem o bem falar e o bem escrever.
II. sistema linguístico utilizado por determinada comunidade falante.
III. patrimônio cultural de determinado povo e que deve ser preservado.
IV. idioma puro que identifica uma nação.
V. atividade social, heterogênea e em constante transformação. VI. manifestação psíquica, de natureza abstrata e particular do falante. Estão em consonância com afirmações dos trechos, as concepções:
a) II, III e V.
b) I, IV e VI.
c) I, II e III.
d) II, III e VI.
e) Todas, exceto a VI.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
E
Explicação:
Pois o o resto das alternativas está de acordo com os textos.
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás