História, perguntado por GusKunzOff, 10 meses atrás

Leia os seguintes fragmentos:Para justificar, para legitimar o domínio e a espoliação, o colonizador precisa estabelecer que o colonizado é, por "natureza" ou por "essência", incapaz, preguiçoso, indolente, ingrato, desleal, desonesto, em suma, inferior. Incapaz, por exemplo, de se educar, de assimilar a ciência e a tecnologia modernas, bem como de exercer a democracia, de governar-se a si mesmo. Não é uma coincidência [...], o racismo resume e simboliza a relação fundamental que une colonialista e colonizado. (MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador.) As raças superiores têm um direito perante as raças inferiores. Há para elas um direito porque há um dever para elas. As raças superiores têm o dever de civilizar as inferiores. Jules Ferry, primeiro-ministro francês. As ideias contidas nesses dois textos adquiriram para muitos agentes do expansionismo europeu, um efetivo caráter de legitimidade científica no contexto *
a) do Renascimento, nos começos dos Tempos Modernos.
b) da expansão do Iluminismo,em meados do século XVIII.
c) do Liberalismo político, vitorioso com as Revoluções Burguesas da Europa no final do século XVIII.
d) da síntese do materialismo dialético enunciada no Manifesto Comunista de 1848.
e) do Darwinismo Social, na segunda metade do século XIX.

Soluções para a tarefa

Respondido por tamires12paivap4tzay
10

Resposta:

item e

Explicação:

No século XIX darwinismo social era a justificativa perfeita para o neo colonialismo, dando aos europeus base para teorias racistas e planos para praticar a eugenia em seus territórios ao redor do mundo.


GusKunzOff: Eu já disse que te amo? kk
Respondido por lovesomadie
6

Resposta:

letra e

Explicação:

A justificativa para a expansão imperialista ocorrida a partir da segunda metade do século XIX pelos países capitalistas industrializados era pautada no pensamento de Darwin no qual há uma seleção natural onde os mais aptos sobrevivem. As raças superiores (homem branco europeu) devem assumir o “fardo do homem branco” diante dos povos tidos como atrasados (África, Ásia e Oceania) e ajudá-los no processo de civilização.

Perguntas interessantes