Português, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

Leia os poemas
1) O poema mostrengo nos remete imediatamente a um famoso episódio de Os Lusíadas.
a) Qual é esse episódio?
b) O que representa o mostrengo?
c) O que representa o homem que está no leme? Justifique com palavras do texto.
2) O próprio Fernando Pessoa conta-nos que os marinheiros antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é
preciso, viver não é preciso”.
• Você diria que o espírito dessa frase está presente no poema “Mar portuguez”? Justifique sua
resposta.
3) Fernando Pessoa afirmava que as várias poesias que formavam o livro Mensagem deveriam ser lidas como
se fosses um único poema. Ligando essa observação à temática da obra (que era para se intitular,
originariamente, Portugal), você diria que o livro Mensagem se aproxima de que tipo de poema?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por inglesgus
8

O poema Monstrengo, de Fernando Pessoa, nos remete à estória do Gigante Adamastor em Os Lusíadas, quando a esquadra de Vasco da Gama foi abordada pela figura ameaçadora do Gigante.

No contexto do poema, vemos que o monstrengo seria algo que está longe no mar, mas que à noite voa para cima da nau (embarcação), três vezes, chiando, roçando nas velas.

Essas todas são características de uma ventania muito forte, ou até mesmo uma tempestade. Assim como o Gigante Adamastor, aqui o vento ganha ares de um monstro físico que não existe como monstro - é apenas uma forma lírica de transformar as adversidades da natureza e os medos dos navegantes em criaturas mitológicas.

O homem que está no leme representa todos os navegantes portugueses que desbravaram os oceanos nos séc. XIV e XV, pois deixa claro que está enfrentando o monstro a mando do rei de Portugal. Essa força de vontade patriótica é o principal fator que faz os homens porem sua vida em risco.

A frase da Escola de navegação de Sagres, "Navegar é preciso, viver não é preciso", demonstra esse ponto de vista com clareza. O poema Mar Portuguez traz o sofrimento de mães que perderam seus filhos em navegações e choraram por eles e noivas que ficaram sozinhas para que o mar fosse conquistado.

Por último, podemos afirmar que Fernando Pessoa, em Mensagem, fez com que sua obra ficasse muito parecida com Os Lusíadas, visto que o livro de Camões é um poema único, do começo ao fim, englobando várias estórias. Talvez por isso o nome original de Mensagem era pra ter sido Portugal, pra mostrar ainda mais essa comparação com os Lusíadas.

Abaixo, pela curiosidade, uma rara foto de Fernando Pessoa sem chapéu!

Anexos:
Perguntas interessantes