Leia os itens abaixo, que contém possíveis condições para o surgimento do Estado nas sociedades da Antiguidade.
I- Gradativa diferenciação da sociedade em classes sociais, impulsionada por uma divisão social do trabalho mais intensa, capaz de produzir excedentes de alimentos.
II- Passagem da economia comunal para uma economia escravista, estimulada por guerras entre povos vizinhos, propiciando aumento da produção de excedentes e de trocas, com uma divisão do trabalho entre agricultura, pecuária e artesanato.
III- Constituição da propriedade da terra e do regime de servidão coletiva nas sociedades orientais para que as grandes construções públicas fossem realizadas sob orientação dos grupos dirigentes.
Quais dentre eles apresentam efetivas condições para tal surgimento?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A I, II e III estão certas
Explicação:
Após a sedentarização do homem com a Revolução Agrícola, iniciou-se um processo de divisão social do trabalho, no qual tarefas distintas eram delegadas para grupos distintos. Dessa forma, um grupo passou a dominar o outro muito em função de excedentes da produção, fortalecendo uns e subjugando outros. Estavam criadas as bases para o surgimento do Estado. O regime de servidão coletiva, então, passou a ser utilizada pelas classes dominantes para obterem mais excedentes e mão de obra: o Estado (fosse faraônico, imperial ou monárquico) exigia das classes oprimidas excedentes agrícolas de sua produção pessoal e, além disso, convoca-os para servirem como mão de obra em obras públicas. Muito escravos, conseguidos através de guerras com outros povos, também participavam como mão de obra.
Espero ter ajudado, bons estudos !
I,II e III estão certas