Leia os itens abaixo a respeito da Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, num momento em que a euforia em relação ao governo de D. João já aparentava enfraquecimento: I – Entre os revolucionários era possível encontrar militares, comerciantes, padres, proprietários de terras e até senhores de engenho. II – Na pauta dos revolucionários havia a defesa da independência do Brasil em relação à Portugal e, até mesmo, a instauração da república. III – O movimento não conseguiu atingir às camadas populares que se manteve alheia até mesmo ao cerco à sede do governo da província. IV – Durante o governo revolucionário ocorreu a diminuição de impostos, e leis de defesa da liberdade e da tolerância religiosa. V – Com habilidade e diplomacia, o governo de D. João conseguiu encerrar o movimento, atendendo em parte os revolucionários. Entre os itens acima, são corretos: A I, II e III. B III, IV e V C I, II e IV D II, III e V
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra C
Explicação:
plurall
A Revolução Pernambucana resultou no adiamento da saudação do rei por João VI de Portugal e no adiamento da viagem de Maria Leopoldina (futura esposa de D. Pedro I) ao Brasil. Foi o único movimento de libertação durante o domínio português que ultrapassou a fase da conspiração.
Resposta: Letra C, I, II e IV.
Revolução Pernambucana
Também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento separatista, liberal e republicano que eclodiu em 6 de março de 1817 em Pernambuco.
Com influências iluministas difundidas pela maçonaria, em comparação com o absolutismo português e os enormes gastos da recém-chegada família real portuguesa e sua comitiva, a capitania de Pernambuco foi obrigada a enviar grandes somas de dinheiro ao Rio de Janeiro para pagar salários, alimentação, roupas e reuniões judiciais, causando grande insatisfação do povo pernambucano.
Para mais informações sobre Revoluções Brasileiras, acesse:
brainly.com.br/tarefa/51666119
#SPJ2