Leia os fragmentos abaixo para responder a questão. Fragmento 1: “Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida. Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. (...) E andavam para o sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. (...) Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, sinhá Vitória e os dois meninos.” (Graciliano Ramos. “Vidas Secas”. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000) Fragmento 2: “Paradoxo é um modo de expressão que se encontra à margem da ‘doxa’ – mas então se torna necessário definir doxa. Doxa pode ser explicado como a opinião de toda a gente, o conhecimento do senso comum, habitual. Logo, um paradoxo é a expressão de um raciocínio que não segue a lógica do senso comum.” (Carlos Ceia (org.). Dicionário de Termos Literários. Lisboa: Verbo, 2002) Fragmento 3: “Búzios está à venda e a leva quem der mais ao correr do martelo. A favelização tomou conta do bairro Cem Braças, na entrada da cidade, as barracas de lonas se espalham pelo bairro da Rasa, a Serra das Emergências está sendo invadida por posseiros.” (Jornal do Brasil, 12/05/2002) Os fragmentos acima podem ser classificados, respectivamente, em: Escolha uma:
a. Descrição – Narração – Dissertação
b. Dissertação – Narração – Descrição
c. Narração – Descrição – Dissertação
d. Descrição – Dissertação – Narração
e. Narração – Dissertação – Descrição
Soluções para a tarefa
Resposta:
Narração – Dissertação – Descrição.
Os fragmentos retirados destes textos são respectivamente:
e. Narração – Dissertação – Descrição
Interpretação dos três tipos de textos
No fragmento número 1, temos um tipo de narrador observador descrevendo para os leitores como estava sendo um tipo de viagem entre os personagens, que seguiam em direção a um lugar desconhecido.
No fragmento 2, temos que o autor do texto está explicando sobre p que é um tipo de paradoxo para os leitores, de maneira formal e também precisa. Ele faz uma análise sintática e sobre os termos da palavra "paradoxo". Esta é uma dissertação.
No fragmento 3, temos uma descrição sobre o que estava acontecendo na região de Búzios, sendo uma parte de um texto de um jornal.
Veja mais textos descritivos em https://brainly.com.br/tarefa/20512598
#SPJ2