Leia os fragmentos abaixo.I. Para consolidar-se como governo, a Repúblicaprecisava eliminar as arestas, conciliar-se como passado monarquista, incorporar distintas ver-tentes do republicanismo. Tiradentes não deve-ria ser visto como herói republicano radical, massim como herói cívico religioso, como mártir, in-tegrador, portador da imagem do povo inteiro.(CARVALHO, J. M. C. A formação das almas: O imaginário da Republica no Brasil.II. Ei-lo, o gigante da praça, / O Cristo da multidão!É Tiradentes quem passa / Deixem passar o Titão.São Paulo: Companhia das Letras, 1990.)(ALVES, C. Gonzaga ou a revolução de Minas. In: CARVALHO. J. M. C.A formação das almas: O imaginário da Republica no Brasil. SãoPaulo: Companhia das Letras, 1990.)A 1a República brasileira, nos seus primórdios, preci-sava constituir uma fi gura heroica capaz de congregardiferenças e sustentar simbolicamente o novo regime,optando pela fi gura de Tiradentes deixando de lado fi -guras como Frei Caneca ou Bento Gonçalves. A trans-formação do inconfi dente em herói nacional evidenciaque o esforço de construção de um simbolismo por par-te da República estava relacionadoao caráter nacionalista e republicano da Incon-fi dência, evidenciado nas ideias e na atuação deTiradentes.à identifi cação da Conjuração Mineira como o mo-vimento precursor do positivismo brasileiro.ao fato de a Proclamação da República ter sido ummovimento de poucas raízes populares, que preci-sava de legitimação.à semelhança física entre Tiradentes e Jesus, queproporcionaria, a um povo católico como o brasilei-ro, fácil identifi cação.ao fato de Frei Caneca e Bento Gonçalves teremliderado movimentos separatistas no Nordeste e noSul do país.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
.ao fato de a Proclamação da República ter sido um movimento de poucas raízes populares, que precisava de legitimação.
O movimento de Proclamação da República exigia a existência de legitimação, no sentido de que apenas as elites foram capazes de efetivá-lo, sem contar com o apoio das camadas populares.
Por conta disso, cria-se a figura simbólica de Tiradentes, como um herói cívico-religioso que ganhou a adoração e o apoio das camadas populares.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás