Leia os fragmentos abaixo, e as suas anotações, para responder a questão 3.
FELICIDADE COMPARTILHADA
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões. Sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha de ficar sempre deitado de costas. Os homens conversavam horas a fio. Falavam das suas mulheres e famílias, das suas casas, dos seus empregos, onde tinham passado as férias... E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, ele passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que ele conseguia ver do lado de fora da janela.
[...]
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela... que dava, afinal, para uma parede de tijolo! O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela. A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede.
"Talvez ele quisesse apenas dar-lhe coragem...".
3. Em FELICIDADE COMPARTILHADA o autor encerra a narrativa ressaltando o seu ponto de vista. Qual a reflexão que podemos extrair desse texto?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A palavra que define a reflexão desse texto é a empatia, muitas das vezes não estamos bem mas não deixamos isso transparecer para outro alguém, apenas queremos que saibam a felicidade da vida e de ser feliz para seguir em frente.
“Cada pessoa vê a vida com uma lente diferente todos os dias”.
A reflexão que pode ser entendida em Felicidade Compartilhada é a de que, mesmo com tantos problemas, podemos ajudar o outro que está passando por dificuldades iguais ou maiores do que a nossa, ou seja, ter empatia com o próximo.
Felicidade Compartilhada segundo a opinião do autor
No final do texto o autor opina sobre a narrativa de Felicidade Compartilhada, desse modo, ele faz com que o leitor faça uma reflexão sobre o texto. Afinal, ambos os homens estavam doentes em uma cama de hospital.
Contudo, o que estava próximo à janela contou ao outro, que não podia se levantar, todas as coisas belas que via, mas este, era cego e teve apenas a intenção de fazer o dia do outro mais feliz apesar dos problemas. Chamamos esse ato de empatia, quando um se põe no lugar do outro.
Entenda mais sobre empatia em: https://brainly.com.br/tarefa/1230337
#SPJ2