História, perguntado por tatianecato, 1 ano atrás

Leia os fragmentos a seguir e responda as questões:

Fragmento I

Mulheres sem ter, às vezes, o que fazer. A não ser dar ordens estridentes aos escravos; ou brincar com papagaios, saguis, mulequinhos. Outras, porém, preparavam doces finos para o marido; cuidavam dos filhos.

FREYRE,Gilberto Casa-grande e senzala. 25. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1987. p. 349.

Fragmento II

Mulher, mulheres: como seriam no passado? O que faziam? Como viviam, ou melhor, sobreviviam? [...] Na América Portuguesa, sua quase invisibilidade as identificava “aos de baixo”. isso porque a maioria das mulheres era analfabeta, subordinada juridicamente aos homens e politicamente inexistente. Sua condição as excluía de qualquer exercício de função nas câmaras municipais, na administração eclesiástica, proibindo-as de ocupar cargos de administração que lhes garantissem reconhecimento social. O sistema patriarcal instalado no Brasil colonial, sistema que encontrou grande reforço na igreja Católica, que via as mulheres como indivíduos submissos e inferiores, acabou por deixar-lhes, aparentemente, pouco espaço de ação explícita.

DEL PRIORE, mary Mulheres no Brasil Colonial. São Paulo: Contexto, 2000. p. 9-10. (Repensando a história).

a) Os dois fragmentos se referem à condição e aos espaços ocupados pelas mulheres na sociedade colonial brasileira. Ambos defendem a mesma posição ou são contraditórios entre si? Justifique sua resposta.

b) O que caracteriza a sociedade brasileira deste período como patriarcal?

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizrc2551
22

Resposta:a) Os dois fragmentos têm a mesma posição. Ambos apresentam as mulheres com atuação limitada, restrita ao espaço privado do lar, sem atuação no espaço público.

b) Porque estava centrada na figura do homem, que detinha autoridade máxima. Esta autoridade era maior conforme a posição do homem na família (avô, pai) e conforme sua posição política na região em que atuava.

Explicação:

Respondido por Yasmindspereira
15

Resposta: ESPERO AJUDAR!!!

a) Os dois fragmentos têm a mesma posição. Ambos apresentam as mulheres com atuação limitada, restrita ao espaço privado do lar, sem atuação no espaço público.

b) Porque estava centrada na figura do homem, que detinha autoridade máxima. Esta autoridade era maior conforme a posição do homem na família (avô, pai) e conforme sua posição política na região em que atuava.

Perguntas interessantes