Leia os excertos abaixo para responder à questão seguinte. Excerto I "Em verdade imaginava eu que iria encontrar verdadeiros animais ferozes, homens selvagens e rudes. Enganei--me, porém, totalmente. Nos sentidos naturais, tanto internos como externos, jamais achei ninguém – indivíduo ou nação – que os superasse." (D’ABBEVILLE, Claude. História da missão dos padres capuchinhos na ilha do Maranhão e terras circunvizinhas. Belo Horizonte / São Paulo: Itatiaia / Edusp, 1975. (p. 243) Sobre os povos tupi, que os portugueses encontraram pelo litoral da América do Sul nas primeiras décadas do século XVI.) Excerto II "De todos os lados afluem testemunhos que demonstram que as habitações dos trabalhadores nos piores bairros das cidades e as condições de vida desta classe são a origem de um grande número de doenças." (ENGELS, Friedrich. A situação da Classe Operária. São Paulo: Global, 1985 (p. 119). Sobre as condições de moradia dos trabalhadores ingleses em Londres nas primeiras décadas da Revolução Industrial.) Em termos de atividade produtiva, os povos tupi praticavam uma agricultura rudimentar baseada no plantio da mandioca, do milho e da batata-doce, dentre outros produtos. Sua relação com a natureza estava pautada na inexistência de distinção entre homens, animais e fenômenos naturais. A principal diferença do sistema econômico-produtivo de povos caçadores/coletores/ agricultores com os tupi para com aquele das sociedades industriais contemporâneas consiste basicamente A na concepção de que a natureza deve ser subme- tida às necessidades humanas ou preservada, em nome dessas mesmas necessidades. B na tese de que a produção artesanal, de pequena escala, pode suplantar a tendência de esgotamento dos recursos naturais, implementada pela industria- lização. C no uso abusivo de recursos naturais renováveis, que tendem a degradar o meio ambiente e prejudi- car a sobrevivência dos ecossistemas naturais. D no desenvolvimento de uma agricultura diversifica- da, assentada na produção em larga escala e reali- zada no sistema de agricultura familiar. E na ideia de que o homem está inexoravelmente submetido aos ditames da natureza e a disponibili- dade seletiva de recursos naturais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa C) é a correta.
A grande diferente entre os povos caçadores/coletores e agricultores e os as sociedades industriais, está no uso da natureza como uma fonte de recursos naturais.
Enquanto na sociedade industrial o uso dos recursos naturais se torna abusivo e insustentável com o passar do tempo, os povos caçadores/coletores e agricultores sempre usou do meio ambiente de forma sustentável e controlada.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes