Leia os excertos a seguir, observando os perfis de mulheres traçados nos textos de diferentes épocas. Em seguida, escreva um texto relatando de que forma um ou mais perfis femininos representados nos excertos desafiam o comportamento masculino na atualidade. Texto I Não se nasce mulher, torna-se mulher Simone de Beauvoir (1908-1986). Texto II Era dócil, afável, inteligente […]. Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes […]. Era pianista distinta, sabia desenho, falava correntemente a língua francesa, um pouco a inglesa e a italiana. Entendia de costura e bordados e toda a sorte de trabalhos feminis. […] — Fui procurar um livro na sua estante. — E que livro foi? — Um romance. — Paulo e Virgínia? — Manon Lescaut. — Oh! exclamou Estácio. Esse livro… — Esquisito, não é? Quando percebi que o era, fechei-o e lá o pus outra vez. — Não é livro para moças solteira
Soluções para a tarefa
Nota-se uma compreensão da mulher na sociedade e que a mesma deve ser livre e fazer o que quiser. Dessa forma é possível identificar que as mulheres desde a época da Beauvoir já lutam por seu espaço.
Os textos apresentam uma visão estereotipada da mulher, como a mesma era vista pelos homens. Isto é, aquela pessoa que deve cuidar somente do lar, tem que apresentar virtudes domésticas.
Além disso, precisa ser delicada, elegante, não falar gírias, dentre outras coisas que eram consideradas 'papéis não femininos'.
Porém, já na época de Simone Beauvoir e em 1857 com a greve das operárias, nota-que as mulheres estão cada vez mais empoderadas. E isso faz com que os homens precisem mudar a sua visão em relação as mesmas.
Abraços!
Resposta:
"Resposta pessoal"
Explicação:
Plural