Leia os excertos, a seguir:
“Na década de 1970, intensificou-se a ampliação de oferta de escolarização básica para camadas da população que até então não tinham acesso à educação formal e pública. Proposições curriculares para o ensino básico foram definidas pelo poder público, para o que as Universidades, num momento inicial de expansão dos Programas e da pesquisa em nível de Pós-Graduação, foram chamadas a contribuir. O currículo escolar foi reestruturado de modo a orientar sua ampliação de quatro para oito anos de oferta obrigatória; a Educação foi posicionada em função do projeto de desenvolvimento econômico estabelecido pelo regime militar”. (PIETRI, 2018, p. 531)
“Tal modelo passa a ser tensionado a partir dos anos 1960 e ao longo dos anos 1970, com a ampliação de acesso da população à escola e consequente mudança do perfil do alunado, bem como pela intensificação do processo de depreciação e precarização do trabalho docente. Desde então, será necessário aguardar quase duas décadas para que uma virada pudesse ser assinalada no percurso de constituição do ensino de língua portuguesa e, mais particularmente, um reposicionamento do estatuto da produção escrita como componente curricular desse ensino, o que toma lugar a partir dos anos 1980.” (NONATO, 2019, p. 1290)
A partir da leitura dos dois excertos é correto o que se afirma em:
a. A expansão dos Programas e da pesquisa em nível de Pós-Graduação promoveu um incremento na pesquisa sobre os processos de ensino e aprendizagem e promoveu a valorização dos professores da educação básica.
b. A reestruturação dos currículos no interior do projeto do regime militar alterou diretamente os modos do trabalho de ensino, como a perda de valor atribuído aos conteúdos envolvendo a produção de textos.
c. O currículo foi um dos produtos resultantes das mudanças imposta pelo regime militar. Elaborado por pesquisadores de áreas aplicadas, o currículo fortaleceu a carreira dos professores da educação básica.
d. A reestruturação do currículo foi feita para se adequar ao novo público atendido pela escola. Assumindo o papel do aluno como protagonista, o currículo valorizou práticas de leitura e produção de textos.
e. As transformações observadas ao longo da década de 1970 envolveram desde questões políticas, econômicas, influência da pesquisa acadêmica podendo ser apontada como a década de maior avanço na educação brasileira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: A reestruturação dos currículos no interior do projeto do regime militar alterou diretamente os modos do trabalho de ensino, como a perda de valor atribuído aos conteúdos envolvendo a produção de textos.
Explicação: A relação entre as decisões de caráter político/econômico e a construção/reformulação dos currículos. Além de perceber como esses dois fatores incidem diretamente em práticas de ensino desenvolvidas na sala de aula, como a produção de textos.
Perguntas interessantes