Leia os excertos a seguir:
Excerto I:
Além do adensamento das favelas, nos últimos anos testemunhamos um crescimento acentuado de ocupações organizadas de terrenos e edifícios vazios, em várias cidades brasileiras, principalmente em São Paulo e Belo Horizonte. Desde os anos 1980, movimentos sociais organizados por moradia promoveram ocupações planejadas de terrenos nas periferias, com o duplo objetivo de chamar a atenção e pressionar por uma política habitacional para assim “resolver” o problema dos sem-teto, ainda que de forma provisória. (ROLNIK, 2016, p. 278)
Excerto II:
No caso brasileiro, o aumento exponencial da disponibilidade de crédito – inclusive o crédito imobiliário, uma das medidas centrais do modelo econômico desenvolvimentista – incidiu de forma intensa sobre o preço dos imóveis. Isso se deu particularmente após 2009, quando já vigorava a crise financeira internacional detonada pela derrocada do crédito subprime no mercado hipotecário norte-americano. Nesse contexto, um programa de estímulo à produção de casas – o Minha Casa Minha Vida – lançou 100 bilhões de reais em crédito imobiliário residencial em dois anos, articulado a um programa de subsídios para a compra de 1 milhão de unidades residenciais produzidas pelo mercado privado. (ROLNIK, 2016, p. 279)
Os contextos descritos nos excertos ajudam a circunscrever relevantes problemáticas relacionadas com a questão da moradia no Brasil do início do século XXI. Qual das alternativas a seguir ajuda a entender melhor a questão da moradia no nosso país e sua ligação com as dinâmicas de funcionamento das cidades no mundo de hoje?
a) A política de moradia descrita no excerto II é destinada a resolver os problemas enfrentados pelo grupo social atingido pelos problemas descritos no excerto I.
b) A pressão exercida pelos movimentos sociais descritos no excerto I levou à implementação da política de moradia descrita no excerto II.
c) O aumento dos sem-teto, descrito no excerto I, tem estreita relação com o modelo de política de moradia descrito no excerto II.
d) A política implementada do excerto II significou a resolução definitiva do problema descrito no excerto I.
e) O aumento dos sem-teto, descrito no excerto I, não tem nenhuma relação com o modelo de política de moradia descrito no excerto II.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
Explicação:
Letra C,o aumento dos sem teto descrito no excerto I tem estreita relação com o modelo de política de moradia descrito no excerto II
Respondido por
5
Resposta:
1: D
2: E
3: C
Explicação:
Perguntas interessantes
Biologia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
História,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás