ENEM, perguntado por rafaelafratari, 9 meses atrás

Leia os dois textos para assinalar as duas próximas questões. // TEXTO I: A apresentação do Norte de Minas como região de multiculturalismos e multiterritorialidades que ambientam movimentos de resistência via modos de vida tradicionais, especialmente por conta de todo o mosaico sociocultural que edifica seu histórico de ocupação e territorialidades, ganha importância na medida em que a região constitui-se, além de uma rica região histórica, cultural e natural, como o maior território negro do Estado de Minas Gerais uma vez consideradas as várias comunidades quilombolas existentes na região. Fonte: Hebert, C.S., Santos, R.J. Etnocentrismo, complexidade territorial e populações tradicionais: a territorialização do turismo nos espaços culturais quilombolas. Revista Geográfica de América Central, vol. 2, julio-diciembre, 2011, pp. 1-18. Universidad Nacional. Heredia, Costa Rica // TEXTO II: Para enfrentar os preconceitos, historicamente, os negros congadeiros agiram e reagiram às imposições da sociedade local, em diferentes momentos - por meio do sincretismo religioso, das atividades culturais nos bairros do entorno dos ternos e na doação da festa à cidade; tudo, combinado em distintas proporções, fez com que os negros fossem obtendo respeito às suas tradições e permissão para fazerem a festa. Fonte: Kinn, M. G. Negros Congadeiros e a Cidade. Costumes e Tradições nos Lugares e Nas Redes da Congada de Uberlândia-MG. São Paulo, USP, 2005. // Assinale a alternativa que NÃO representa alusão de resistência cultural do território mineiro com a cultura afrodescendente: *
O Norte de Minas é um dos territórios culturalmente mais emblemáticos na representação das multiterritorialidades induzidas pelos movimentos de resistência afrodescendentes, reflexo da territorialização de diversas comunidades quilombolas na região.
Os espaços rural e urbano do Triângulo Mineiro, assim como a área urbana do município de Uberlândia e outras mesorregiões de Minas Gerais, transcendem heranças afrodescendentes como resistência a outras religiões impostas no período de colonização europeia.
O dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro, tanto no Brasil quanto no estado de Minas Gerais, reflete diretamente como uma iniciativa popular na tentativa de conscientizar os demais grupos e a nação brasileira.
“A Cultura é todo o espírito de um povo em termos de seus valores, ações, obras, instituições, monumentos e locais”. Esta afirmação da UNESCO em 2005 converge com os dois textos apresentados e com o atual interesse do poder público de Minas Gerais em valorizar a diversidade multicultural do território mineiro.

Soluções para a tarefa

Respondido por analaurinha200p7dm21
2

Resposta:

Letra B

Explicação:

Confia na mãe

Perguntas interessantes