Leia os dois textos abaixo e responda a atividade reflexiva sobre cada um deles.
A Eva africana
Durante mais de um século a paleontologia foi o carro-chefe das investigações científicas que tentavam reconstituir as nossas origens. Mas com o extraordinário desenvolvimento da biologia molecular e da genética, o estudo dos genes vem ganhando cada vez mais espaço nesse palco. Dessa forma, a ciência contemporânea vem obtendo, nos últimos anos, diversos resultados. Um deles provém do exame dos genes contidos nas mitocôndrias (DNA mitocondrial ou DNAmt) e que só se transmitem por via materna. Ou seja, filhos e filhas herdam seus DNAmt das mães, mas apenas as filhas o transmitem aos seus descendentes.
Em 1987, especialistas dos Estados Unidos publicaram na renomada revista Nature
(1/1/1987) um estudo segundo o qual a espécie humana atual remonta a um tronco materno comum, de origem africana, no qual convergem todas as linhas de DNA mitocondrial. As pesquisas indicam que essa população de mulheres viveu na África há cerca de 200 mil anos. Tais estudos propõem que a transformação das formas mais primitivas do ser humano foi devida não a um processo de desenvolvimento paralelo ocorrido em diferentes partes do mundo antigo, mas a uma onda de colonização que emanou de uma base africana e se espalhou por todo o planeta. Desde que foram publicados, esses resultados suscitaram grande polêmica entre os estudiosos.
Regina Claro
Nomadismo e a telefonia celular
De certo modo, o nomadismo ainda sobrevive entre nós: os lapões do extremo norte da Escandinávia vivem acompanhando os movimentos dos rebanhos de renas selvagens. Como os primeiros humanos, não controlam os rebanhos, simplesmente acompanham os movimentos das renas, sem domesticá-las. Trinta mil lapões perseguem, por pastagens geladas, cerca de 300 mil renas. Sua sobrevivência depende inteiramente delas. Cada lapão come cerca de meio quilo de carne de rena por dia. Os tendões, os chifres, os ossos e o pelo são usados para produzir roupas e instrumentos.
Há alguns anos eles ganharam uma nova ferramenta: um telefone celular. O parlamento sueco determinou que todos os cidadãos suecos têm direito a um telefone, e ponto final. Que o governo encontrasse um jeito de dar um telefone para todos. Problema: como oferecer um telefone para os nômades lapões?
Os aparelhos de radiotelefonia eram grandes demais para serem transportados por eles em suas andanças.
Então uma empresa sueca de produtos eletrônicos propôs ao governo desenvolver uma tecnologia celular adaptada ao nomadismo lapão. Era inventado o telefone celular, que hoje serve a trabalhadores e a pessoas em trânsito no mundo inteiro.
Os lapões continuam seguindo suas renas de celular na mão.
Flávio Campos
Após a leitura dos textos reflita:
1. Explique o título do texto 1 “Eva Africana” levando em consideração os estudos e descobertas realizados a partir do DNA dos fósseis.
2. A partir da leitura do texto 2 procure estabelecer relações entre os seres humanos da pré-história e os lapões.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
1. O título do texto 1 “Eva Africana” considera os estudos e descobertas realizados a partir do DNA dos fósseis, que revelam que a população mundial advém de um mesmo tronco materno, ou seja, descende das mesmas mulheres africanas que viveram há cerca de 200 mil anos atrás.
2. O texto 2 aponta que as relações entre os seres humanos da pré-história e os lapões, sendo que ambos apresentam hábitos nômades, desde aquele período ancestral até os dias atuais, onde os lapões vivem seguindo as renas pelo território, caçando-as.
Respondido por
1
Resposta:
e mentira tudo mentira seus menirosos
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás