Leia os dois poemas de Gregório de Matos: Com base nos dois sonetos, considere as seguintes afirmativas: 1. A insistência numa das mais conhecidas formas de liricidade, que é o soneto, deixa explícita a influência clássica na obra do poeta. 2. Ambos os poemas ilustram a tonalidade sarcástica e pessimista típica do barroco. 3. No poema 1, há um jogo simbólico de metonímias e paradoxos com os quais o eu lírico argumenta a aceitação da tradição religiosa com indagações renovadoras. 4. No poema 2, o eu lírico faz um balanço de sua experiência existencial, desdenhando sua própria loucura. Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
#UFPR
#VESTIBULAR
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A alternativa B é a correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
Os dois poemas de Gregório de Matos são sonetos, forma clássica de poema, formado por dois quartetos e dois tercetos.
O soneto 1 usa a metonímia "a parte pelo todo" para dizer que Deus todo é feito em partes (Pai, Filho e Espírito Santo) em toda parte (todos os lugares), em cada parte sempre fica todo.
Não há nos dois poemas sarcasmo.
No poema 2, há um certo pessimismo, pelo fato de o eu lírico fazer um balanço de sua experiência existencial, desdenhando sua própria loucura.
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
História,
8 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás