Leia os dois fragmentos abaixo. I. É necessário, pois, aceitar como princípio e ponto de partida o fato de que existe uma hierarquia de raças e civilizações, e que nós pertencemos a raça e civilização superiores, reconhecendo ainda que a superioridade confere direitos, mas, em contrapartida, impõe obrigações estritas. A legitimação básica da conquista de povos nativos é a convicção de nossa superioridade, não simplesmente nossa superioridade mecânica, econômica e militar, mas nossa superioridade moral. Nossa dignidade se baseia nessa qualidade, e ela funda nosso direito de dirigir o resto da humanidade. O poder material é apenas um meio para esse fim. Declaração do francês Jules Harmand, em 1910. Apud: Edward Said. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Adaptado. II. (...) apesar das suas diferenças, os ingleses e os franceses viam o Oriente como uma entidade geográfica — e cultural, política, demográfica, sociológica e histórica — sobre cujos destinos eles acreditavam ter um direito tradicional. Para eles, o Oriente não era nenhuma descoberta repentina, mas uma área ao leste da Europa cujo valor principal era definido uniformemente em termos de Europa, mais particularmente em termos que reivindicavam especificamente para a Europa — para a ciência, a erudição, o entendimento e a administração da Europa — o crédito por ter transformado o Oriente naquilo que era. Edward Said. Orientalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. a) Identifique a principal ideia defendida no texto I e explique sua relação com a expansão imperialista europeia no final do século XIX. b) Relacione o texto I com o texto II, quanto à concepção política neles presente.
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Soluções para a tarefa
a. Pode-se dizer que a principal ideia defendida no texto I trata-se da visão eurocêntrica de mundo por parte dos europeus, juntamente com o etnocentrismo, a ideia de que poderiam haver povos superiores uns aos outros, ideia infundada e que já foi desmentida pela ciência genética, sendo que não existem raças humanas.
b. A concepção política presente nos textos, a começar com o I, é de uma visão eurocêntrica durante o imperialismo e neocolonialismo. Já o texto II é justamente a crítica sobre a visão eurocêntrica e o imperialismo europeu.
Resposta:
a) A principal ideia defendida no texto I é a da superioridade racial, moral e material do homem branco europeu. Essa pretensa superioridade serviu para legitimar a expansão imperialista europeia no final do século XIX, ou seja, o homem branco teria o “direito de dirigir o resto da humanidade”, ou teria ainda uma “missão civilizadora” em relação aos povos considerados inferiores.
b) Ambos os textos estão relacionados à concepção política imperialista, porém, enquanto o texto I apresenta a visão eurocêntrica do colonizador, o texto II descreve uma visão orientalista do colonizado.
Explicação: