História, perguntado por ellenkoch90, 7 meses atrás

Leia o verbete a seguir: Vândalo (do latim vandalus). S.m.1. Membro de um povo germânico de bárbaros que, na Antiguidade, devastaram o Sul da Europa e o Norte da África. 2. Fig. Aquele que destrói monumentos ou objetos respeitáveis. 3. Fam. Indivíduos que tudo destrói, quebra, rebenta. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: dicionário de língua portuguesa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. (Adaptado). 1) (UFG-2014 Adaptado) O verbete “vândalo” indica que o mesmo termo adquire diferentes significados. O sentido adquire diferentes significados. O sentido predominante no dicionário citado, e comumente usado na cobertura midiática para se referir a manifestações populares no Brasil, decorre da prevalência, na cultura ocidental, de uma * 1 ponto a) Visão de mundo dos romanos, que, negando a cultura dos povos germânicos, consolidou a dicotomia entre civilização e barbárie. b) Mentalidade medieval, que, após a queda do Império Romano, se apropriou da herança cultural dos povos germânicos conquistados, valorizando-a. c) Imagem construída por povos dominados pelo Império, que identificaram os vândalos como símbolo de resistência à expansão romana. d) Percepção resultante de conflitos internos entre os povos germânicos que disseminou uma imagem negativa em relação aos vândalos.


vitoriasasamary: Fjgghgfe4u
schelbauerraphaelly: 1)A 2)C

Soluções para a tarefa

Respondido por angelicavieiradasilv
38

Resposta:1) a

2) c

Explicação:

Confia ;)

Respondido por larissamagrani
14

Em relação ao termo "vândalo", a opção correta é a LETRA A.

O vandalismo e seu adjetivo "vândalo" remete à distinção entre civilização e selvageria. Tal significo derivou-se da tradição antiga, onde o povo romano se referia por bárbaros aos povos de cultura germânica por terem hábitos, tradições e culturas diferentes.

Nesta semântica, já no século XVI, com as Grandes Navegações, Montaigne, filósofo humanista francês, ficou impressionado com os relatos de tribos indígenas e escreveu uma obra denominada "Ensaios", símbolo da antropologia, em que traz uma perspectiva inovadora sobre o habitus da tribo Tupinambá.

O autor desmistifica o rótulo de "selvagens" dado pelo povo europeu à tribo e relata que eles (os nativos) são mais civilizados do que os cidadãos europeus, pois são desprendidos de quaisquer padrões ou normas sociais; são livres e autônomos. Montaigne, com esses escritos, mostra à Europa que o diferente não é um erro, mas um despertar para os livramentos dos preconceitos.

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