leia o trecho transcrito do poema das autoras Amanda Loli e Catarine moreira(2016) intitulado Voz
- Cala boca Catarine !! Para de mexer estas mãos ! Fica parecendo macaco de estimação... O que você pensa que vai fazer no futuro? Vai trabalhar com quê? Vai trabalhar no circo? Nãoo...você precisa aprender a falar português! que nem gente normal, entendeu?! Você precisa ser mais normal Catarine... eu tenho vergonha de andar na rua com você... você fica lá ôôÔo ôôô... as pessoas ficam olhando !!! O quê que é ? Você é preguiçosa?! É tão fácil... é fácil!! Você abre a sua boca e fala... abra a sua boca e fala... nãooo, você não usa tua mão. Abra atua boca e lê a minha boca aqui ô... abre a boca e fala!! Abre essa boca e falaaaa!!
O pema aponta um discurso corriqueiro no contexto de pessoas surdas e revela conceitos que estão engendrados em grandes narrativas que se perpetuam ao longo do tempo como copia fiel d realidade, mesmo sem terem nenhum embasamento cientifico, mas, simplesmente por se repetirem de geração em geração, analisando o trecho do pema e considerando os fatos históricos da educação de surdos é possível afirmar que:
a) Catarine é uma menina surda que está em conflito familiar porque insiste em se comunicar co a sociedade por meio da oralização. Contudo, sua família incentiva o uso dos sinais, por este motivo ela é chamada de "preguiçosa" poque não quer falar co as mãos.
b) A família de Catarine apresenta um discurso perpetuado pelo método oralista, o conflito ocorre pois a família insiste que a moça se comunique como uma pessoa normal por meio da fala oral e a proíbe de utilizar os sinais durante uma conversa.
c) O método visual de ensino é o principal meio que os familiares de Catarine estão utilizando para ensinar a moça a falar como uma pessoa normal, observa-se esta tentativa no trecho em que diz: " Abra a tua boca e lê a minha boca aqui ô....abre a boca e fala"
d) A família de Catarine considera que uma pessoa normal é aquela com a possibilidade de conversar por meio da oralização em português, e ainda coíbe a utilização dos sinais durante a comunicação, o que corresponde com a abordagem de ensino denominada comunicação total.
e) Catarine é uma moça surda, por isso tem déficit cognitivo e não pode aprender a falar português. No caso dela é importante receber acompanhamento médico e especializado e ainda utilizar aparelho de ampliação sonora individual. Assim poderá vencer a barreira da comunicação e ser normal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra b, qual seja: b) A família de Catarine apresenta um discurso perpetuado pelo método oralista, o conflito ocorre pois a família insiste que a moça se comunique como uma pessoa normal por meio da fala oral e a proíbe de utilizar os sinais durante uma conversa.
Isso porque o texto do enunciado da questão trata sobre uma menina surda que está em conflito familiar devido ao fato de sua família só aceitar apenas a comunicação por meio da oralização.
Importante notar que a oralização é um aspecto bastante comum na comunicação atualmente mas não deve ser o único, tendo em vista a ideia da comunicação total.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás