Leia o trecho retirado da obra Os sertões de Euclides da Cunha
“Fechemos este livro. Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a História, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente cinco mil soldados.”
1. A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos sobre a Guerra de Canudos infere-se que: *
1 ponto
a) Foi um conflito ocorrido no interior da Bahia e envolveu sertanejos pobres liderados pelo Beato Antônio Conselheiro e as forças do governo republicano. Ao final dos combates, apesar de grande resistência, a população de Canudos foi massacrada.
b) Foi um conflito que ocorreu no interior do Maranhão e envolveu sertanejos pobres liderados pelo monge José Maria e as forças do governo imperial. Ao final dos combates, apesar de grande resistência, a população de Canudos foi massacrada.
c) Foi um conflito que ocorreu no Sul do Brasil e envolveu sertanejos pobres expulsos após a construção de uma ferrovia. Ao final dos combates a população rebelde, mesmo vencida, conseguiu retornar para suas casas.
d) Foi um conflito que ocorreu no interior de Minas Gerais e envolveu populações remanescentes de quilombo liderados por padres jesuítas e as forças do governo imperial. Ao final do massacre dos combatentes, os quilombolas conseguiram reconhecimento de suas terras.
Leia o trecho a seguir:
“A serraria construía ramais ferroviários que adentravam as grandes matas, onde grandes locomotivas com guindastes e correntes gigantescas de mais de 100 metros arrastavam, para as composições de trem, as toras que jaziam abatidas por equipes de trabalhadores que anteriormente passavam pelo local. Quando o guindaste arrastava as grandes toras em direção à composição de trem, os ervais nativos que existiam em meio às matas eram destruídos por este deslocamento”.
MACHADO P. P. Lideranças do Contestado. Campinas: Unicamp.2004 (adaptado).
2. (Enem 2010) No início do século XX, uma série de empreendimentos capitalistas chegou à região do meio-oeste de Santa Catarina – ferrovias, serrarias e projetos de colonização. Os impactos sociais gerados por esse processo estão na origem da chamada Guerra do Contestado. Entre tais impactos, encontrava-se: *
1 ponto
a)a absorção dos trabalhadores rurais como trabalhadores da serraria, resultando em um processo de êxodo rural.
b)o desemprego gerado pela introdução das novas máquinas, que diminuíam a necessidade de mão de obra.
c)a desorganização da economia tradicional, que sustentava os posseiros e os trabalhadores rurais da região.
d)a diminuição do poder dos grandes coronéis da região, que passavam a disputar o poder político com os novos agentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
1-A) 2-C)
O Gabarito das questões se encontram na 1-A e 2-C.
As perguntas apresentam importantes aspectos da Guerra de Canudos e do Contestado.
Guerra de Canudos
A Guerra de Canudos foi um conflito que ocorreu no interior da Bahia entre os anos de 1896-1897 na comunidade Canudos, local que recebia trabalhadores rurais e retirantes que estavam insatisfeitos com a opressão dos grandes latifundiários da região e viam em Canudos a chance de criar um espaço de resistência.
A região de Canudos estava sob a liderança de Antônio Conselheiro um beato do catolicismo, em sua comunidade não existiam diferenças sociais e todos os meios de produção pertenciam a todos (rebanho, plantações) de modo que esse modelo atraia as pessoas da região que viam ali a chance de fugir da miséria e exploração no auge a o local tinha pouco mais de 25000 pessoas.
Todos esses aspectos vão contra os interesses dos grandes latifundiários que acusam a comunidade de querer restaurar a monarquia, no entanto, isso não condizia com a realidade uma vez que as pessoas só iam para Canudos para fugir da miséria e exploração
Apesar disso, o boato ganha força e com isso o exército do Brasil decide acabar com a comunidade, que apesar de numerosa não possui armas e treinamento para resistir e acaba totalmente aniquilada.
Guerra do Contestado
A Guerra do Contestado, aconteceu na região Sul do país, entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, o conflito foi causado por causa da posse da terra, de modo que o conflito envolveu posseiros e pequenos proprietários contra os governos de Santa Catarina, Paraná e o Governo Federal.
O estopim do conflito foi a desapropriação de terras para a construção de uma estrada de ferro que ligaria São Paulo ao Rio Grande do Sul, o que provocou a expulsão dos produtores da região que dependiam da terra para realizar a extração de madeira.
O grupo de camponeses foi liderado por José Maria de Santo Agostinho, depois de inúmeras batalhas com grandes baixas para os dois lados e assinado um acordo que põe fim à guerra.
Leia mais sobre Canudos em: https://brainly.com.br/tarefa/74188