Leia o trecho que descreve a construção do modelo absolutista na Europa.
A partir da Baixa Idade Média, o cenário político europeu sofreu transformações que romperam com o caráter local que o poder assumia durante o auge das relações feudais. O aparecimento de novos grupos sociais e as crises que se desenvolveram nesse mesmo período abriram caminho para um gradual processo de centralização política que ampliou o papel exercido pela autoridade monárquica.
Tendo como referência o texto acima, aponte a alternativa que descreve corretamente uma das características do regime absolutista.
A) Supremacia do rei: nos regimes absolutistas, a vontade do rei não estava acima da lei. Não havia limites legais para suas ações. O rei podia condenar pessoas à prisão sem uma justificativa legal, podia impor leis à população a qualquer momento, de acordo com sua decisão.
B) Personalismo: a figura do rei misturava-se à estrutura do Estado. As leis e o funcionamento dos órgãos do governo dependiam da vontade do monarca.
C) Patrimonialismo: havia distinção entre o que pertencia ao rei e o que pertencia ao Estado. As rendas do monarca e as do Estado, obtidas por meio dos impostos, formavam uma única renda
D) Supremacia: Os gastos do rei, com roupas, enfeites para seus palácios, obras de arte, e os gastos do governo, com uma estrada ou um hospital, eram considerados o mesmo tipo de gasto, já que o que era do governo era patrimônio e propriedade do rei.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra A, o propio nome já diz, Absolutismo é o rei com poder absoluto
Explicação:
Perguntas interessantes