Leia o trecho:O arquivista, cuja tarefa é restabelecer, tanto quanto possível, a disposição antiga, antes de decidir até que ponto é aconselhável desviar-se dela, deve, caso encontre certo número de papéis reunidos num volume, amarrado ou maço, formar ideia clara da razão que induziu o administrador do arquivo a agrupar tais documentos. Só então lhe será dado apreciar a justeza do motivo.ASSOCIAÇÃODOSARQUIVISTASHOLANDESES. Manual de arranjo e descrição de arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1975.Nesse enunciado, os arquivistas holandeses abordaram a aplicação de um princípio teórico-metodológico fundamental para a gestão arquivística.Qual é esse princípio?A)Princípio da autenticidade.B)Princípio da confidencialidade.C)Princípio da dimensão quantitativa.D)Princípio da ordem original.E)Princípio da territorialidade.
#ENADE
Soluções para a tarefa
O princípio da Ordem Original é um princípio clássico e tradicional da área da arquivística. Sua base principal procura delinear um certo respeito ao caráter dos documentos e de sua organização prévia. Entende-se, a partir deste princípio, que há um motivo por trás de qualquer organização de arquivo, e que este motivo precisa ser entendido antes de ser modificado.
Não é necessário, no entanto, que se organize o material na ordem física em que ele aparece. É necessário conhecer as motivações da ordem original para, a partir destas motivações, realizar uma reorganização que respeito os sentidos atribuídos pelos indivíduos responsáveis pela ordem original.
Podemos entender, portanto, que é correto o que se afirma em:
D) Princípio da ordem original.