Leia o trecho na sequência. “Diante de um cenário de múltiplas crises, a urgência de mudanças estruturais tem ganhado destaque no debate público brasileiro. Entre elas, a necessidade de avanços substanciais na qualidade do Ensino Básico de nosso País. Afinal, ainda que a Edu cação não seja solução única para todos os desafios, sem ela não haverá desenvolvimento econômico e social duradouro. O cenário atual, no entanto, apresenta-se extremamente desafiador. Este Anuário traz um amplo panorama de dados educacionais, e nos ajuda a ver a gravidade do problema que temos. Apenas como exemplo, metade das crianças brasileiras de 8 e 9 anos ainda não estão plenamente alfabetizadas. E para cada 100 jovens que concluem o Ensino Médio, apenas 10 têm o conhecimento esperado em Matemática para o fim da etapa. Isso sem contar os que ficam pelo caminho: para se ter ideia, 36% dos brasileiros de 19 anos não concluíram os estudos!”. NOGUEIRA FILHO, O.; BORGES, J. M. Educação Já, pois não há tempo a perder. In: Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Moderna, 2019. p. 21. Diante da realidade relatada na citação, comente a relação entre a oferta de vagas no ensino regular e as condições socioeconômicas necessárias para evitar a evasão escolar e a aumentar a eficácia no processo de aprendizado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A gestão escolar vê na figura do professor uma peça fundamental para a identificação precoce do aluno que posteriormente irá abandonar os estudos. Também é consciente que precisa desenvolver ações que também envolvam os pais como parte importante para a permanência do aluno na escola. Sendo assim quando tratamos de evasão escola, o assunto exige que cada caso seja analisado individualmente, podendo levar em considerações sugestões de professores que podem reduzir os casos registrados anualmente na escola Acredita-se que a parceria da escola com as famílias e com o conselho tutelar é fundamental para manter o aluno frequentando as aulas regularmente. Devemos ressaltar a preocupação dos professores em oferecer um ensino que desenvolva no aluno o gosto pelo estudo. Embora a maioria que frequenta a primeira série do Ensino Médio nessa instituição tenha a vontade de terminar esse nível de ensino, encontramos discentes que não conseguem ver na educação uma melhoria na sua condição de vida.
Fatores externos e internos a escola como: doença, gravidez, reprovação, problemas de relacionamento e desmotivação contribuem para o abandono escolar. Nesse sentido a colaboração dos diversos segmentos da sociedade em parceria com a instituição escolar é uma ferramenta indispensável para a solução do problema. A escola deve reconhecer que dever trabalhar com seus professores para tornar o ensino mais significativo para a vida do aluno e assim sanar a sua principal causa do abandono. O desinteresse revelado pelos jovens pode ser revertido através de uma escola mais viva e envolvida com as necessidades do aluno.
Explicação: