Leia o trecho na sequência.
“A Filosofia Educacional procura compreender a educação em sua integridade, interpretando-a por meio dos conceitos gerais que guiem a nossa escolha de objetivos e diretrizes educacionais. Portanto, a filosofia educacional envolve, entre outras coisas, a aplicação da filosofia formal ao campo da educação”.
KNELLER, G. F. Introdução à Filosofia da educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1964. p. 12-13. Acerca da contribuição que o conhecimento filosófico fornece para a formulação de novas teorias da educação, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Por serem os problemas da educação de caráter filosófico geral, a Filosofia educacional submete-se, portanto, à Filosofia geral ou formal.
II. ( ) As doutrinas filosóficas fornecem o suporte teórico para as reflexões educacionais, por isso, é importante revisitar os textos filosóficos.
III. ( ) Uma teoria da educação deve fundamentar-se em apenas uma doutrina filosófica, para que não haja contradição interna nessa concepção educacional.
IV. ( ) As reflexões filosóficas são atemporais, o que não permite a transposição de conhecimentos para teorias da educação de outras épocas. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
1) V, F, V, F.
2) V, F, V, V.
3) F, F, V, F.
4) F, V, F, V.
5) V, V, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
5) V, V, F, F.
Explicação:
São verdadeiras as afirmações que sinalizam as contribuições da Filosofia para a formulação de novas teorias da educação, com a preocupação de compreender as condições desafiadoras da realidade educacional e propor uma reflexão sobre a práxis para os questionários necessários ao ato de aprender e pensar sobre. Assim, as afirmativas I e II são verdadeiras e as demais, falsas.
A Filosofia Educacional representa uma área da Filosofia destinada à área educativa, com a proposta de apresentar suportes teóricos e filosóficos para o contexto educativo, assim como formar cidadão mais críticos e pensantes (V, V, F, F).
A Filosofia Educacional revela-se como um ramo da Filosofia atemporal, ou seja, os conhecimentos permeiam a noção de tempo, em virtude da importância de suas ideias estarem desconectadas do tempo em que foram desenvolvidas.
Trata-se de uma área com grande potencial, visto que é capaz de auxiliar os alunos a pensarem de forma mais expansiva, tornando-se críticos e questionadores.
Saiba mais sobre o tema em: brainly.com.br/tarefa/13699773