Leia o trecho extraído da música "Seja para mim", do grupo musical Maneva:
"Seja para mim o que você quiser
Contanto que seja o meu amor
Estou indo te buscar, mas eu tô indo a pé
Prende teu cabelo porque tá calor"
1. O “porque” do último verso: “Prende teu cabelo porque tá calor", estabelece uma relação de: *
1 ponto
a) efeito pela causa.
b) contraste e conclusão
c) intenção e continuação
d) dúvida e condição
2. Ainda sobre o mesmo trecho da mesma canção, o termo "mas", do penúltimo verso, poderia ser substituído sem alteração de sentido da frase por: *
1 ponto
a) perante ou após.
b) no entanto ou porém.
c) desde ou por.
d) sob ou ainda.
Soluções para a tarefa
1. No verso "Prende teu cabelo porque tá calor" o "porque" estabelece relação de efeito pela causa. Alternativa A.
O termo "porque" se trata de uma conjunção explicativa e, como tal, possui a função de ligar duas orações, sendo que uma explica outra.
2. No penúltimo verso, a conjunção "mas" poderia ter sido substituída por no entanto ou porém. Alternativa B.
O termo "mas" é uma conjunção adversativa e possui como função dar o sentido de oposição, assim como a conjunção "porém" e "no entanto".
1) A alternativa correta sobre a relação que o termo "porque" estabelece no último verso é a letra a) efeito pela causa.
A palavra "porque", quando escrita junta e sem acento, representa uma situação de resposta ou de explicação. Ou seja, o termo é usado para se referir de que certa coisa acontece ou se dá por conta de outra coisa.
Resumindo, estabelece uma relação de que uma causa gera um efeito.
2) A alternativa correta sobre um termo que poderia substituir o termo "mas" no penúltimo verso, sem que esse alterasse seu sentido, é a letra b) no entanto ou porém.
O papel da conjunção "mas" no penúltimo verso é contrastar as ideias apresentadas até o momento da conclusão final. Ela possui relação com o que é dito anteriormente no texto.
Resumidamente, "mas" significa oposição, ou seja, é um termo usado para indicar que uma ideia contrária da que vinha sendo abordada será enunciada.
Ela é uma conjunção adversativa, assim como "no entanto" e "porém". Ou seja, todas podem ser usadas para representar o mesmo sentido.
Veja mais sobre conjunção em:
https://brainly.com.br/tarefa/38108447