Português, perguntado por camilan984, 11 meses atrás

Leia o trecho e responda ao que se pede.

Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados.
Nascera na senzala, de mãe escrava, e seus primeiros anos vivera-os pelos cantos escuros da cozinha, sobre velha esteira e trapos imundos. Sempre escondida, que a patroa não gostava de crianças.
[...]
Assim cresceu Negrinha — magra, atrofiada, com os olhos eternamente assustados. Órfã aos quatro anos, por ali ficou feito gato sem dono, levada a pontapés. Não compreendia a idéia dos grandes. Batiam-lhe sempre, por ação ou omissão. A mesma coisa, o mesmo ato, a mesma palavra provocava ora risadas, ora castigos. Aprendeu a andar, mas quase não andava. Com pretextos de que às soltas reinaria no quintal, estragando as plantas, a boa senhora punha-a na sala, ao pé de si, num desvão da porta.

Quanto às características que aproximam este texto de Monteiro Lobato à tendência estética chamada de Pré-modernimo, pode-se afirmar: *

a) O fragmento demonstra a postura de revolta da condição subalternizada. A descrição da realidade adversa de Negrinha mostra que sua postura de contestação lhe dava voz. E essa sobreposição do marginalizado frente o opressor é uma vitória trazida unicamente pela estética pré-moderna.

b) Evidencia a condição de sofrimento e subalternização na qual se encontrava a personagem. Assim como Negrinha, vários tipos humanos marginalizados foram discutidos dentro da literatura, fazendo com que os problemas sociais do Brasil fossem observados.

c) Traz à tona uma visão de retomada do passado, mediante a linguagem rebuscada, como a que existia em estéticas anteriores, a título de exemplo, o parnasianismo. Sendo assim, a narrativa de Negrinha volta a um tema muito privilegiado por todos os escritores do passado, que é a condição do negro no Brasil.

d) O Pré-modernismo é evidenciado justamente pelo desprendimento total com a realidade. A ruptura pretendida se refere a uma total negação da observação social, fazendo da literatura um exemplo de manifestação autônoma, que não precisa englobar aspectos sociais e políticos em suas discussões, tal como se vê no conto Negrinha, de Monteiro Lobato.​

Soluções para a tarefa

Respondido por kerlonlima74
4

Resposta:

desculpa eu ñ sei responder essa

Perguntas interessantes