Contabilidade, perguntado por gabyyzinhxdd, 7 meses atrás

Leia o trecho do texto científico de Pinheiro e Neto (2019) que abordam sobre aspectos relativos a mortalidade de micro e pequenas empresas no Brasil. “Um dos entendimentos referente as causas de fechamento prematuro das micro e pequenas empresas é a ausência do cumprimento do princípio da entidade, ou seja, é muito comum que se embaralham os recursos das empresas com os do proprietário e vice-versa. Neste contexto, este trabalho teve a finalidade avaliar os motivos que levam a mortandade precoce das micro e pequenas empresas com a finalidade de corroborar a hipótese inicial, por conseguinte, para determinar essas causas, foram analisados vários artigos onde se identificaram vários fatores que influenciam a falência de um empreendimento. Os fatores mais citados, portanto, entende-se que são fatores que mais contribuem com a mortalidade das micro e pequenas empresas, foram a baixa escolaridade e qualificação; falta de conhecimento do mercado em que está inserido; ausência de planejamento estratégico e dificuldades de conquistar e manter clientes. Neste caso, não se identificou a inobservância do princípio da entidade, como vetor que favorece a falência da empresa, neste caso a hipótese inicial do trabalho não se confirmou. Esses altos índices de mortalidade prematura das micros e pequenas empresas, comprometem um aumento no número de empreendimentos, ao mesmo tempo que afetam a economia como um todo (OLIVEIRA et al, 2016)” Com base nos pronunciamentos contábeis, no texto citado e nos seus conhecimentos, compartilhe sua opinião, comentando sobre: a)Quais as orientações que um contador poderia fornecer ao empresário para evitar a mortalidade de pequenas e médias empresas considerando o princípio da entidade e; b)Quais os efeitos ou consequências da não aplicação dos procedimentos contábeis para a abertura de empresa e aplicação de ferramentas gerenciais em apoio ao processo decisório da gestão empresarial?

Soluções para a tarefa

Respondido por alexizebe
5

Resposta:

a)O princípio da entidade é aquele que diz que o patrimônio da entidade não pode ser misturado com o patrimônio dos sócios ou proprietário.

Nesse caso pode-se citar como exemplo um proprietário de empresa, que decide colocar junto as despesas da empresa despesas pessoais como conta de telefone e internet de sua residência.

b) As empresa necessitam de atenção no que tange o setor fiscal e mais ainda no gerencial, é importante que o profissional da contabilidade esteja presente auxiliando o empresário com informações para melhor tomada de decisão.

Explicação:

Perguntas interessantes