Leia o trecho do texto a seguir:
"Hegel apreendeu e exprimiu com genial agudeza a diferenciação entre o modo narrativo e o modo dramático, ao contrapor a totalidade dos objetos, peculiar do primeiro, ao movimento total da acção, próprio do segundo. A narrativa, com efeito, representa a interacção do homem com o seu meio físico, histórico e social, correlacionando sempre uma acção particular com o «estado geral do mundo», com a «totalidade da sua época», com «o terreno substancial» em que ela se inscreve e se desenvolve. Por isso, no texto narrativo assume valor tão relevante a representação daquele meio, das coisas e das instituições que constituem elementos de mediação da actividade humana, dos costumes de uma época e de uma classe social, dos factos rotineiros de que se entretece a vida individual e colectiva. Esta necessidade de representar «as concepções, os actos e os estados de um mundo» explica que ocorram no texto narrativo episódios ou partes com relativa autonomia estrutural, que ramificam e retardam a acção e que permitem figurar a totalidade da vida mediante a figuração da ‘totalidade dos objectos’ [...] O drama, por sua vez, procura representar também a totalidade da vida, mas através de acções humanas que se opõem, de forma que o fulcro daquela totalidade reside na colisão dramática. Por isso, como escreve Hegel, a verdadeira unidade da acção dramática «não pode derivar senão do movimento total, o que significa que o conflito deve encontrar a sua explicação exaustiva nas circunstâncias em que se produz, bem como nos caracteres e nos objetivos em presença». Deste modo, a profusão de personagens, de objetos, de faits-divers que caracteriza o texto narrativo, não existe no texto dramático, no qual tudo se subordina às exigências da dinâmica do conflito: o tempo da acção é relativamente condensado, o espaço é relativamente rarefeito, as personagens supérfluas são eliminadas, os episódios laterais abolidos, desenvolvendo-se a acção como uma progressão de eventos que resulta forçosamente da conformação (psicológica, ética, sócio-cultural, ideológica) das personagens e das situações em que estas se encontram envolvidas" (SILVA, 2011, p.607, 608 e 609, grifos do autor).
(SILVA, Vítor Manuel de Aguiar e. Teoria da Literatura. 8a. Ed. 1º. Vol. Coimbra: Edições Almedina, 2011.)
Vitor Manuel de Aguiar e Silva expressa sua opinião sobre as diferenças composicionais encontradas entre o texto dramático e o texto narrativo. Ele se utiliza do texto narrativa para explicar a estruturação do texto dramático e, dessa forma, esboça um rápido estudo composicional comparativo – considerando aspectos temático-estruturais de cada um dos textos – muito útil e esclarecedor. Tendo isso em mente, analise as afirmativas a seguir:
I. Por questões estruturais, o texto narrativo e o texto dramático apresentam diferentes preocupações composicionais.
II. No texto dramático, diferentemente do texto narrativo, o espaço, as personagens e as descrições são unidades básicas, menos desenvolvidas, visando a compreensão total a história.
III. O texto dramático apresenta menos dificuldade de composição, uma vez que os elementos se restringem ao palco e a restrição de espaço e tempo demanda um texto menos ardiloso do que o texto narrativo, por exemplo.
III. O texto dramático, por ser dinâmico, os elementos são condensados em função da preocupação com a coerência de sua construção.
IV. O texto narrativo possui mais liberdade em sua composição justamente por não lidar com público, tempo e espaço reduzidos e que demandam apego a unidade narrativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) apenas I, II e IV.
b) apenas I, III e V.
c) apenas I, IV e IV.
d) apenas II, III e IV.
e) apenas II, IV e V.
Soluções para a tarefa
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12
alternativa d
espero ter ajudado
daisyluizawolf:
Obrigada!
Respondido por
0
Resposta: Av2 TEORIA DA LITERATURA
Alternativas;
-1)c)V-F-V-F-V
-2)b)I, II e V.
-3)d)III, IV e V.
-4)e)F-V-V-F-V
-5)d)II, III e IV.
Explicação: Em 17/11/2022 corrigida pelo AVA
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