Biologia, perguntado por denilson5410, 1 ano atrás

Leia o trecho do texto a seguir. Em 1847, [Ignaz Philipp] Semmelweis [(1818-1865)], então com 29 anos, começou a trabalhar na maternidade do Hospital Geral de Viena. [...] A instituição era o principal hospital da cidade, mas todo ano centenas de mulheres que ali se internavam para dar à luz desenvolviam um quadro fatal, a febre puerperal, que se manifestava com inchaço no abdômen, múltiplos abcessos e febre, seguidos de morte. Ninguém sabia a causa da doença nem como curá-la. Mas havia algumas pistas. No hospital, havia duas unidades - uma dirigida por parteiras, outra por médicos. As mulheres [...] encaminhadas à unidade dos médicos, onde Semmelweis trabalhava, tinham nove vezes mais chance de morrer de febre puerperal que as da unidade das parteiras. Semmelweis ficou obcecado em solucionar o mistérios [...]. Ele e seus colegas chegavam a dissecar as mães mortas [...]. [...] Enquanto estava de férias, um de seus colegas do necrotério sofreu um corte no dedo e morreu do que parecia ser febre puerperal. Semmelweis ficou arrasado, mas aquilo o levou a pensar que talvez a faca tivesse causado a morte do colega. Considerou também a possibilidade de que ele e outros médicos, ao sair do necrotério, levassem em suas mãos algo que pudesse causar a morte das mulheres, e começou a fiscalizar as enfermarias, insistindo fanaticamente que os colegas lavassem as mãos com sabão carbólico. As taxas de mortalidade nas enfermarias caíram para um nível dez vezes menor. Mas os médicos não acreditaram que a redução se devesse à lavagem das mãos, e Semmelweis foi demitido. (...) [...] o fim da história tem um toque de tragédia: quando Semmelweis morreu, outros já haviam encontrado a peça que faltava para completar o quebra-cabeça de por que as mãos sujas podiam matar. Na França, Louis Pasteur [(1822-1895)] provara que os [microrganismos] causavam decomposição; bastava um pequeno passo para se perceber que os microrganismos também produziam doenças. (MOSLEY. Michael; LYNCH. John. Uma história da ciência: experiência, poder e paixão. Rio de Janeiro: Zahar. 2011. p. 212-3).a) Qual era a hipótese de Semmelweis acerca da causa da febre puerperal?b) Como a hipótese de Semmelweis foi comprovada verdadeira?c) Como a descoberta de Pasteur possibilitou confirmar que a hipótese de Semmelweis era verdadeira?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
61
Olá!!

Vamos as respostas:

A) Que ela era transmitida para as outras pessoas por meio de objetos contaminados ou o contato com as pessoas infectadas.

B) Pois ele percebeu que depois que seus colegas começaram a higienizar as mãos com o sabão de carbólico as mortes das pessoas que trabalhavam no hospital começaram a diminuir de maneira bem notória.

C) Pois os micróbios que causavam a decomposição dos corpos, também era capazes de passar doenças. O que acabou ocasionando essa Febre Puerperal.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes