Leia o trecho do texto a seguir:
“Como Platão baseia suas reflexões na imitação que os poetas (como ele chamava qualquer escritor) fazem da realidade, precisamos compreender o que ele chama de imitação e porque classifica desse modo. O pensamento de Platão era o seguinte: existia um mundo – mundo das ideias – onda as ideias eram originais, originadas e perfeitas e, a partir desse mundo, todas as coisas eram copiadas. Por exemplo: tomemos uma cadeira. Antes de ser fabricada, a cadeira existiu na ideia de seu criador, em estado puro e original. O criador, então, toma a ideia e a transforma em objeto – que é uma imitação da ideia original que estava em sua cabeça. Então, o objeto, sobre o qual nos sentamos é uma imitação. Suponhamos que um artista, pintor no caso, resolva pintar a cadeira em um quadro, essa será a imitação da imitação, isto é, uma imitação mais distanciada ainda da ideia original porque, na verdade, a imagem que está no quadro não é a cadeira, mas apenas a representação da cadeira” (PAULA, 2011, p.139, grifos do autor).
Considere o excerto e atente-se para as afirmações a seguir:
Soluções para a tarefa
Segundo as opiniões de Platão, toda ideia original só existe no campo das ideias e, quando esta se materializa, já é uma imitação. Já a arte seria uma imitação da imitação. A alternativa correta é a c) II, III e IV.
Platão e o campo das ideias
Platão defendia que toda ideia só era original na mente de seu criador. A partir do momento que ela se materializasse, já seria uma cópia do que foi primariamente pensado.
No caso das representações artísticas como a pintura ou o desenho, já seriam imitações das imitações, pois seriam representações do que já havia sido materializado. Ainda sim, Platão não achava que a imitação era defeituosa, apenas uma representação.
Você pode aprender mais sobre Platão aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/80258
Espero ter ajudado!
#SPJ1
Afirmações
I. A imitação é sempre defeituosa por tratar-se de uma cópia. (F)
II. Toda materialização é uma primeira forma de imitação do conteúdo ideal. (V)
III. Platão defende que a arte é a imitação da imitação. (V)
IV. O conteúdo original pertence ao campo das ideias. (V)
V. Não existe obra de arte original, tudo é cópia. (F)
Alternativas
a) II, III e V
b) II, IV e V
c) II, III e IV
d) III, IV e V
e) I, IV e V